Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Logotipo do Sebrae. O nome “Sebrae” em letras maiúsculas de cor azul, acompanhado de duas barras horizontais azul na parte superior e duas na parte inferior. Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN
ASN RO Atualização
Compartilhe
ASN RO Atualização
Compartilhe
Agenda incluiu visita a Cooperativa Catanorte e contou com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, da secretária de Estado da SEAS e primeira-dama de Rondônia, Luana Rocha, além dos dirigentes do Sebrae em Rondônia Darci Cerutti, Presidente do Sebrae em Rondônia, José Alberto Anísio, superintendente do Sebrae em Rondônia, Diretor técnico Carlos Eduardo Sakagami e o representante da cooperativa Toni dos Santos (Catanorte).

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, cumpriu agenda em Porto Velho nesta quinta-feira (04), dentro da programação do Sebrae Pelo Brasil. A visita incluiu passagem pela Cooperativa Catanorte, localizada na Vila Princesa (BR-364, Km 11), que atua diretamente com catadores de materiais recicláveis.

Acompanhado pela Primeira-dama e Secretária da SEAS-RO Luana Rocha e por dirigentes do Sebrae em Rondônia, Décio Lima ressaltou a importância do trabalho realizado: transformar a reciclagem em renda, dignidade e oportunidade para os catadores.

Atualmente, o Projeto Pró-Catadores já está presente em 18 estados brasileiros, abrangendo todas as regiões do país. A meta nacional é beneficiar 6.770 catadores e 336 cooperativas até 2027. Em Rondônia, a adesão ocorreu em outubro de 2023 e, já em 2024, as primeiras ações foram iniciadas em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS), tradicional aliada dos trabalhadores da reciclagem.

-

-

Entre as iniciativas locais, destaca-se o mapeamento e diagnóstico dos resíduos sólidos no estado, etapa essencial para identificar pontos de maior geração de lixo, estruturar a cadeia de reciclagem e orientar políticas públicas mais eficazes.

-

Décio Lima ouviu os cooperados da Catanorte reforçando que reciclagem é muito mais que sustentabilidade, é dignidade e oportunidade para os catadores.

Durante a visita, Décio Lima destacou o papel estratégico da iniciativa:

“Estamos construindo uma economia que não tem mais volta. Não é possível imaginar um mundo sustentável sem reconhecer o trabalho desse público que acorda cedo para limpar as cidades e, ao mesmo tempo, gerar renda. O Pró-Catadores já está consolidado em 18 estados, e Rondônia foi pioneira nesse processo. O Sebrae Nacional e o Sebrae de Rondônia seguem juntos para fortalecer o cooperativismo, qualificar os catadores e ampliar as oportunidades. Nosso desafio é contribuir para um mundo sustentável e para uma economia inclusiva, que transforma vidas e melhora a sociedade”, afirmou o presidente do Sebrae Nacional.

O presidente do Sebrae em Rondônia, Darci Cerruti, deu as boas-vindas a Décio Lima:

“Desejamos boas-vindas ao presidente Décio, que tem sempre atendido às demandas do Sebrae em Rondônia. Essa aproximação institucional é fundamental para que o Sebrae siga apoiando as micro e pequenas empresas do nosso estado.”

O diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, José Alberto Anísio, também ressaltou a importância da visita:

“Há décadas não recebíamos um presidente do Sebrae Nacional. A vinda de Décio Lima é significativa para seguirmos na estratégia de atendimento aos pequenos negócios de Rondônia e para continuar promovendo o desenvolvimento nos territórios.”

Outro diferencial do projeto é a possibilidade de contratação de serviços por meio de dispensa de licitação, mecanismo que garante agilidade na execução e entrega de resultados concretos à sociedade. Com execução prevista até 2027, o Pró-Catadores busca consolidar bases sólidas para a logística reversa em Rondônia, ampliando os impactos sociais, econômicos e ambientais.

Mais informações sobre as ações do Sebrae em Rondônia podem ser encontradas no site www.sebrae.ro ou pelo telefone gratuito 0800 570 0800. Também é possível acessar a loja virtual em sebrae.ro/loja e acompanhar as novidades pelas redes sociais: Instagram, TikTok, Facebook, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

-

-

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected]
ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas