A Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e o serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), têm atuações convergentes quando se trata do apoio ao setor produtivo. Em especial, no curto e médio prazos, os dois entes de apoio aos empreendedores rurais entabulam ações importantes para alavancar ainda mais o agronegócio em Rondônia.
Em reunião realizada na última semana (6), o secretário da Seagri, Janderson Dalazen e equipe receberam o diretor superintendente em exercício do Sebrae, Samuel Almeida, que acumula também a diretoria técnica da entidade. Na pauta da agenda estava o fortalecimento da parceria entre o Sebrae e o Governo de Rondônia por meio da Seagri, em que ficou explicito o interesse comum em atender as prioridades do agronegócio no Estado, com foco nas cadeias produtivas prioritárias e com destaque em eventos estratégicos, objetivando fortalecer o mercado das atividades, como o Concurso Estadual de Qualidade no Café, (Concafé), o já tão aguardado Festival do Tambaqui, Concurso Estadual de Qualidade no Cacau (Concacau), a Semana Internacional do Café, e a realização do maior evento de Agroindústrias de Rondônia, todas iniciativas que devem acontecer nos próximos meses.
“São intervenções que promovem qualidade e competitividade, acesso a mercado, reconhecimento e agregam valor aos nosso produtos, algo fundamental para que nosso agronegócio possa se relacionar com grandes players de seus respectivos mercados. Essa atuação em conjunto entre Governo de Rondônia/Seagri e Sebrae complementam as forças que o setor produtivo necessita para continuar gerando riquezas”, disse Samuel.
O Secretário Janderson destacou os avanços na cadeia produtiva do Cacau, Café e do Tambaqui, e agora se engaja no fortalecimento das agroindústrias, aperfeiçoando os empreendedores e empreendimentos, e promovendo acesso a mercados mais favoráveis. Ele, juntamente com a equipe da Seagri, se comprometeu em aportar os conhecimentos técnicos e recursos financeiros para que a parceria com o Sebrae seja a mais efetiva possível.
O ponto de acordo foi o entendimento de que a cooperação com propósito, e a inclusão participativa das demais instituições governamentais e organizações privadas é um caminho exitoso e sem volta, onde toda a sociedade se beneficia, tendo em vista que os recursos públicos e para estatais devem ser revertidos em oportunidades.
“Uma parceria de resultados, uma cooperação efetiva é a mola mestra para apoiar os empreendedores de Rondônia no momento em que todos sofrem com a conjuntura econômica atual, e há necessidade de união para avançar no propósito de geração de negócios e fortalecimento da economia de Rondônia”, disse o superintendente do Sebrae em Rondônia.
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).