ASN RO
Compartilhe

Carta ao empreendedor em 2010

por Emerson Pinduka*
Por Redação
ASN RO
Compartilhe

Caro empreendedor leitor desta carta!

-

Neste momento, aqui no futuro, já conseguimos criar a maquina do tempo e é através dela que envio esta carta. Fomos assolados por um vírus, que a maquina do tempo não nos é útil, visto, a falta de crença, o egoísmo, e o individualismo capitalista, que reina entre a humanidade e ninguém iria acreditar se enviasse esta carta para qualquer um, a não ser a mim mesmo. Para você não achar que você esta ficando louco, vou lhe contar nosso segredo como chave de crença e continuidade da leitura e aprendizado com o que tenho a lhe dizer.

A carta que escreveu para a Ana Carolina, e não teve coragem de entregar, você comeu.

Pronto! Podemos prosseguir.

-

Vocês acabaram de sair da gripe Suína H1N1 achando que foi a pior praga vivida desde a peste negra e a gripe espanhola. Isso não é verdade. O pior está por vir e você tem que seguir atentamente ao que vou escrever nesta carta, pois você é a garantia que você, no caso eu aqui no meu presente, e você no futuro conseguimos sobreviver criar uma gordurinha para passar a pior de todas as pragas.

-

Estou dedicando meu tempo, em meio à quarentena, deste furacão chamado COVID-19, que começou na China 2019 e afetou todo o mundo sem distinção de raça ou poder aquisitivo, para que você não passe pelo que eu e todos os empreendedores do mundo estamos passando. Neste momento a economia congelou e praticamente tudo fechado. Apenas empresas de necessidades básicas estão funcionando e estamos sem previsão de voltar a normalidade. Se bem que nem sabemos mais se essa tal NORMALIDADE irá existir a partir agora. E sabe quais os pontos que nos fazem mais sofrer? O dinheiro que entrava todo dia já não entra mais; meus funcionários estão em casa por decreto, e ainda não decidi o que vou fazer com eles após isto; Meus fornecedores dizem que só vão vender a vista e não sei como vou pagar os boletos que venceram e os que estão por vencer;

Lembro-me quando me falavam sobre planejamento e estar preparado para o pior cenário sempre. Muitos de nós riam, mas riamos muito  e sempre dizíamos estar ocupado, para fugir de coisas que eu jugava supérfluo, já que o dinheiro estava entrando e eu estava SOBREVIVENDO, ATÉ BEM.         Caso eu tivesse feito o que o bom gestor deveria fazer, que é ter uma reserva de pelo menos 6 meses de suas despesas, não estaria sofrendo tanto neste momento. Mas afinal como eu poderia conseguir juntar reserva se estava tudo tão apertado não é mesmo. Pois bem, mais um erro. Eu sempre me preocupei em vender produto e dar preço a eles, para confrontar com minha concorrência, quando o correto seria construir relações e entregar valor com proposito aos meus clientes. Hoje isso faz falta, pois meus melhores clientes se foram, sabe aqueles que pagam a vista? Pois é, este mesmo, se quer sei o nome deles ou tenho algum contato. Agora, eu poderia usar estes dados nos canais a distancia para contata-los e continuar servindo lhes de maneira Delivery, ou mesmo entregar algo diferenciado, que ele esteja precisando. Pois bem, não tenho tais informações que poderia ser a chave para minha reinvenção.

-

Como pode tanta gente estar se dando bem com tanta desgraça e eu não? E como conseguem se reinventar tão rápido e eu não. Inclusive entrei Em um grupo de WhatsApp só de empresários aqui da cidade, e vejo que todos estão ruins como eu, pois a todo momento é só reclamação, o grupo era que pra nos unir e ser alimentado com ideias e estratégias que estão dando certo pelos empresários pra juntos sairmos do “olho deste furação”, acabou virando um muro de lamentação.

-

E por que lhes escrevo tudo isto? Para que se preparem melhor, pois acredito que seguindo minhas orientações e ponto em pratica ai no passado, eu e você estaremos mais preparados quando o Hoje chegar.

-

Atente – se as seguintes lições:

-

1.           Tenha proposito e juntamente com sua equipe tenha consciência do que você faz e porque faz;

-

2.           Não tenha clientes, tenha uma rede confiante que você tem tenha a melhor solução e experiência que alguém possa entregar a eles; tenha todos os dados deles, isto será de suma importância.

-

3.           Você também é funcionário da sua empresa e não dono. Então não seja o primeiro a saqueá-la; defina uma retirada justa e cumpra rigorosamente.

-

4.           Controles financeiros! Sem ele você não sobrevive. O que não pode ser medido não pode ser controlado. Então tenha planeje, metas e monitore.

-

5.           Atravesse a rua todos os dias e olhe pra sua loja e pergunte. O que eu posso e devo melhorar. Inovação constante é o segredo de sempre ser novidade para todos;

-

6.           Esteja onde seu cliente te procura. O Online veio pra ficar e marketing nunca foi e nunca será despesa;

-

7.           Capacite seus colaboradores eles serão seu bem mais precioso e estarão com você sempre que precisar. Lembre se! Capacitar colaboradores não é despesa. Despesa você tem quando trabalha com pessoas despreparadas e incompetentes.

-

8.           O Associativismo e cooperativismo é a chave. Agora não existe concorrência e sim parceiros, que estão num mesmo segmento dividindo um mercado de clientes. Quem se relaciona melhor têm mais clientes. Entretanto a cultura de que sozinho vou mais rápido, hoje não conta mais, e sim que junto podemos ir mais longe e sobrevivemos mais.

-

9.           Informação é o bem mais precioso. Então não pegue de qualquer fonte, pois coisas valiosas não são deixadas em qualquer lugar. Um tal de FAKE NEWS, acabou com muita gente e levou dinheiro de muito que queriam atalhos para resolução de problemas;

10.         Cerque se de pessoas de mente positiva, que pensão em oportunidade e crescimento e perseverantes. Afaste-se de pessoas negativas, a possibilidade de você acabar como elas é maior. Importante aplicar as duas regras ao mesmo tempo.

-

11.         Saiba que a vida é uma constante crise, e a cada uma delas superadas, você terá que ter aprendido algo. Pois a vida só tem dois tipos de níveis: Os que aprimoraram suas habilidades para ir para o novo desafio; e O nível de quem vai perdendo as vidas até receber o GAME OVER.

-

Quero que fique feliz por mi! Durante estes 5 meses de quarentena obrigatória e voluntaria, onde os clientes ainda não voltaram, mas as dividas sim – usei estratégias de Banco de Horas com contagem negativa – redução temporária salarial com redução de jornada de trabalho, alguns benefícios, que solidariamente foi liberado pelo governo e algumas instituições apoiadoras das empresas, me permitiram manter a moralidade do meu nome limpo. E se te escrevo estes ensinamentos por que sei que irás colocar em pratica, mas não guarde pra si, tão pouco mostre esta carta, apenas mostre com atitude e resultados. As outras pessoas imitam quem esta ganhando dinheiro. Seja referencia.

-

O que escrevi acima são as ações que tomei de ultima hora e que venho mantendo, e me fazem continuar a minha jornada de sobrevivência e de reinvenção, e de muitos que hoje estão vivos graças a termos vestido o chinelo a humildade e pedido ajuda aos que de competência. Se você já fizer isso desde agora será tudo mais fácil quando chegarmos aqui.

-

Espero que neste momento esta carta seja de grande valia para nós, VOCÊ e EU, como esta sendo e será muito útil daqui por diante.

-

Vilhena, 30 de Novembro de 2020.

-

Assinado: Empreendedor transformado para melhor,  pelo COVID-19.

-

*Emerson “Pinduka” Silva é Administrador, professor, palestrante e analista técnico do Sebrae em Vilhena-RO.