ASN RO
Compartilhe

Seu negócio ainda não está na Internet? A Feira do Empreendedor mostra o caminho

Iniciante no tema ou já inteirados nos meios digitais podem aproveitar conteúdo desenvolvido para micro e pequenos empreendedores
Por Redação
ASN RO
Compartilhe

A pandemia de Covid-19 atropelou o planejamento de muitas empresas. A presença digital teve que ser acelerada e passou a ser um fator de sobrevivência e exigência para o sucesso dos negócios. Pensando nisso, o Sebrae construiu uma jornada para inspirar e capacitar os empresários e destacar as empresas no ambiente virtual, na Arena do Conhecimento da Feira do Empreendedor, evento 100% online e gratuito, que acontecerá de 23 e 27 de outubro.

-

O Sebrae/PR vai liderar a jornada “Como coloco minha empresa na internet?” na Arena do Conhecimento. Serão cerca de sete horas de conteúdos, com destaque para a masterclass com Felipe Titto (Twitter – @FelipeTitto; Instagram – @felipetitto), ator e apresentador que também é sucesso no mundo dos negócios e falará sobre “Como empreender com sucesso na Internet”.

-

Também estão programadas cinco oficinas, no formato de aula live: “Apareça na internet com o Google Meu Negócio”, com Thalita de Pádua Medeiros; “Venda mais com o WhatsApp Business”, com Tais Fernanda Camargo Antonio; “Como tirar fotos dos seus produtos”, com Cesar Ossamu Anno Filho; “Como fazer vídeos para as redes sociais”, com Silmara Regina de Souza; e “#partiuempreender Negócios Digitais”, com João Luis de Moura.

-

Adriana Schiavon, consultora do Sebrae/PR, ressalta que a relação entre empresas e consumidores mudou drasticamente com a pandemia. Alguns comportamentos dos clientes devem se manter no cenário após a Covid-19, entre eles a presença digital.

-

“Muitas das práticas acabaram permanentes. Na jornada na Arena do Conhecimento, priorizamos conteúdos para ajudar os empreendedores a fazer negócios na internet, como as oficinas e as pílulas de gestão”, explica Adriana Schiavon, consultora do Sebrae/PR.

-

Todos os vídeos da programação da jornada serão gravados, mas os palestrantes estarão ao vivo para conversar com os participantes e esclarecer dúvidas. As oficinas contam com materiais complementares, como e-books, também disponíveis no site da Feira do Empreendedor.

-

Adriana destaca ainda o painel sobre “Transformação digital no Empreendedorismo Feminino”, que terá a participação de três empreendedoras com modelos de negócios tradicionais, como casa de chás, restauração de móveis e loja de moda feminina, que se reinventaram e digitalizaram, com sucesso, seus empreendimentos durante a pandemia.

-

Novas rotas

-

Rute Misleh é uma das convidadas do painel. Sócia de empresas de moda íntima feminina e de confecção, em Curitiba, ela, assim como muitos empreendedores do País, sofreu com a incerteza causada pela pandemia. Seus negócios não tinham presença digital expressiva e o faturamento foi diretamente impactado com o fechamento das lojas. O caminho estava fechado. As lojas, tanto de moda íntima como de vestuário, estão em cinco shoppings de Curitiba. Foi preciso, então, encontrar novas rotas.

-

“Nossa primeira ação foi inserir os negócios no mercado digital, com a estratégia de omnichannel [uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação]. Também passamos a firmar parcerias com empresas de entrega e entrar em marketplaces como o Mercado Livre e Shopee”, relata a empreendedora.

-

Rute conta ainda que foram inauguradas, em plena pandemia, duas lojas novas, no formato de comércio digital, para atender a demanda reprimida de consumo durante o isolamento.

-

“O telefone celular é a melhor e maior ferramenta de vendas, no momento. É preciso contar com bons aparelhos, para divulgar fotos e vídeos de qualidade dos produtos. Nosso faturamento nas lojas físicas é ainda maior, mas as previsões indicam que o digital superará. E nós estamos em vários canais digitais”, frisa.

-

Rute também procura contribuir com empreendedores, com um canal no Instagram  em que compartilha o que tem aprendido na jornada de transformação de seus negócios e a inclusão no comércio virtual.

-

Mais conteúdos

-

Além da masterclass, das oficinas e do painel sobre empreendedorismo feminino, a jornada contemplará pílulas de gestão: “Dicas rápidas para seu Instagram profissional”, com Bianca Becker; e “A importância do design para o mundo  digital“, com Adriana Schiavon. A palestra (TED talk) sobre “A importância de posicionar o seu negócio no Google       “, com Cézar Lima, da agência Stardust Digital, fecha a programação.

-

Para saber mais e fazer sua inscrição, acesse https://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br.

-

Saiba mais sobre as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.