
O encerramento da primeira Maratona de Desafios Públicos: Um olhar para o território, aconteceu no Spasso MultiEventos na última sexta-feira (14) em Porto Velho e reuniu dezenas de agentes de desenvolvimento territorial de diversos municípios do estado. Eles participaram em imersão, durante dois dias e meio, com diversas atividades com o objetivo de identificar e encontrar soluções inovadoras aos problemas dos territórios, em evento realizado pelo Sebrae em Rondônia, em paralelo à realização dos Diálogos Municipalistas..
“Nós estamos aqui no encontro dos agentes de desenvolvimento de territórios de todo o estado, e é um momento de atualização, de capacitação e de troca de informações para que cada vez mais as políticas públicas permitam que todos os municípios do estado prosperem naquilo que o Sebrae pode ajudar. Estamos felizes em ter contado com todos, trocado experiências e fazer com que as coisas aconteçam lá nos municípios. O Sebrae mais uma vez faz o seu papel, sendo o elo de desenvolvimento”, disse Edson da Silva Lemos, diretor administrativo e financeiro do Sebrae em Rondônia.

Para Silane Guedes, gestora do projeto Cidade Empreendedora do Sebrae em Rondônia, a Maratona é uma oportunidade dos servidores públicos inovarem e ajudarem a transformar as regiões em que fazem parte: “Hoje finalizamos uma maratona de negócios públicos visando identificar problemas reais e propor soluções criativas para que possam tais desafios possam ser superados. O evento contou com a presença massiva dos municípios, e já estão aptos a colocar em execução as ações que eles aqui propuseram. Nossa expectativa é alta, pois saímos daqui com cerca de 53 problemas identificados que serão resolvidos durante o ano de 2025. Isso significa um avanço; nós precisamos que a nossa economia decole, e essa ação do servidor público voltada para o empreendedor urbano e rural é fundamental”, disse Silane.
“Trouxemos para esse evento uma proposta de pensar soluções para os desafios dos territórios, soluções inovadoras que foram construídas nessa maratona, provocando os agentes a pensarem de forma diferente, porque inovação é resolver os problemas de forma diferente. Então, estamos aqui apresentando a solução não de uma empresa, mas de um plano de trabalho que possa resolver os desafios dos territórios”, citou Rangel Miranda, analista de inovação do Sebrae em Rondônia.

O Cidade Empreendedora é uma abordagem estratégica que propõe a transformação dos municípios por meio da melhoria do ambiente de negócios, do fomento ao empreendedorismo e da dinamização da economia local. O programa opera como um agregador do relacionamento do Sebrae com as prefeituras, organizando e integrando suas diversas linhas de ação para potencializar e monitorar o conjunto de esforços realizados pela instituição nos municípios.
Acompanhe as ações do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acesse o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube (@sebraero).