Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
ASN RO
Compartilhe
ASN RO
Compartilhe

A inovação, durante o ano de 2022, foi um dos temas mais abordados pelo Sebrae em Rondônia. Foram desenvolvidos planos estratégicos de fomento no estado, entre as ações realizadas temos os workshops de ecossistema de inovação local, III Fórum de Inovação, missões internacionais e o incentivo às startups rondonienses.

Neste ano, o Sebrae promoveu o primeiro workshop sobre Ecossistema de Inovação. O encontro contou com a presença de instituições parceiras, gestores de programas e ações, ambientes de inovação, instituições de ciência, tecnologia e inovação e outros. Foi desenvolvida uma metodologia voltada para o mercado, os workshops tiveram como enfoque a implementação do ecossistema de inovação no estado.

O Meetup Ecossistema de Inovação foi um evento que teve como objetivo orientar os caminhos que levam as cidades a serem mais inteligentes e inovadoras e contou com a presença da especialista em cidades inteligentes Ágatha Dapiné e do especialista em ecossistemas de inovação credenciado ao Sebrae-SC Marcus Rocha.

O evento trouxe uma discussão sobre o ambiente de inovação no contexto do município de Porto Velho e explicou a necessidade em compreender que existem diversos “pilares” a serem considerados, como os hábitats de inovação e o ambiente legal.

Após diversos encontros ao longo do ano, foi realizado o III Fórum de Inovação em Porto Velho. Durante o evento foi lançado o primeiro mapeamento do plano consolidado de intervenção no ecossistema de inovação, que está disponibilizado no site: sebrae.ro.

O mapeamento foi entregue juntamente com o plano de ação para o desenvolvimento do ecossistema local de Porto Velho. Este planejamento partiu das três estratégias supracitadas: desenvolver processos de inovação articulados entre os ambientes de inovação, apoiar e conectar programas de educação empreendedora e implantar mecanismos de governança sustentável para o ecossistema.

Foi desenvolvido o programa Startup Impact, voltado a promover capacitação de empreendedores de empresas emergentes, para que possam aplicar com mais eficácia e rapidez suas inovações no mercado. As inscrições foram abertas, e 25 vagas foram disponibilizadas, os empreendedores que forem selecionados contarão com o mais avançado material de desenvolvimento de negócios tecnológicos.

Entre as missões internacionais, o Web Summit Lisboa teve como objetivo levar empresários de Rondônia para conhecer o ecossistema de inovação europeu. Portugal está em primeiro lugar em inovação no sul da Europa, é o segundo país mais aberto a investimento estrangeiro direto e ocupa a 12ª colocação no Top 100 Ecossistemas Emergentes. Entre os participantes estavam duas startups rondonienses: Meu Pé de Árvore e Biotecland.

A Meu Pé de Árvore é uma startup que viabiliza a recuperação de áreas degradadas por meio da restauração de ecossistemas na Amazônia e da implementação de sistemas produtivos regenerativos. Com apoio financeiro de empresas, os agricultores familiares da região atuam no plantio das árvores e utilizam o ativo florestal para autofinanciar a propriedade rural e a restauração do meio ambiente em um ciclo contínuo e saudável, proporcionando a manutenção de importantes serviços ecossistêmicos.

O empresário Alex Leite, CEO da Fiscontech, já participou de vários programas e projetos do Sebrae. Inovativa Brasil e Capital Empreendedor foram alguns desses programas. Este ano, sua empresa foi apontada como uma das cem startups mais promissoras do Brasil e tem visto o crescimento acelerado do seu negócio.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

-

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas