A pandemia de Covid-19 atropelou o planejamento de muitas empresas. A presença digital teve que ser acelerada e passou a ser um fator de sobrevivência e exigência para o sucesso dos negócios. Pensando nisso, o Sebrae construiu uma jornada para inspirar e capacitar os empresários e destacar as empresas no ambiente virtual, na Arena do Conhecimento da Feira do Empreendedor, evento 100% online e gratuito, que acontecerá de 23 e 27 de outubro.
-
O Sebrae/PR vai liderar a jornada “Como coloco minha empresa na internet?” na Arena do Conhecimento. Serão cerca de sete horas de conteúdos, com destaque para a masterclass com Felipe Titto (Twitter – @FelipeTitto; Instagram – @felipetitto), ator e apresentador que também é sucesso no mundo dos negócios e falará sobre “Como empreender com sucesso na Internet”.
-
Também estão programadas cinco oficinas, no formato de aula live: “Apareça na internet com o Google Meu Negócio”, com Thalita de Pádua Medeiros; “Venda mais com o WhatsApp Business”, com Tais Fernanda Camargo Antonio; “Como tirar fotos dos seus produtos”, com Cesar Ossamu Anno Filho; “Como fazer vídeos para as redes sociais”, com Silmara Regina de Souza; e “#partiuempreender Negócios Digitais”, com João Luis de Moura.
-
Adriana Schiavon, consultora do Sebrae/PR, ressalta que a relação entre empresas e consumidores mudou drasticamente com a pandemia. Alguns comportamentos dos clientes devem se manter no cenário após a Covid-19, entre eles a presença digital.
-
“Muitas das práticas acabaram permanentes. Na jornada na Arena do Conhecimento, priorizamos conteúdos para ajudar os empreendedores a fazer negócios na internet, como as oficinas e as pílulas de gestão”, explica Adriana Schiavon, consultora do Sebrae/PR.
-
Todos os vídeos da programação da jornada serão gravados, mas os palestrantes estarão ao vivo para conversar com os participantes e esclarecer dúvidas. As oficinas contam com materiais complementares, como e-books, também disponíveis no site da Feira do Empreendedor.
-
Adriana destaca ainda o painel sobre “Transformação digital no Empreendedorismo Feminino”, que terá a participação de três empreendedoras com modelos de negócios tradicionais, como casa de chás, restauração de móveis e loja de moda feminina, que se reinventaram e digitalizaram, com sucesso, seus empreendimentos durante a pandemia.
-
Novas rotas
-
Rute Misleh é uma das convidadas do painel. Sócia de empresas de moda íntima feminina e de confecção, em Curitiba, ela, assim como muitos empreendedores do País, sofreu com a incerteza causada pela pandemia. Seus negócios não tinham presença digital expressiva e o faturamento foi diretamente impactado com o fechamento das lojas. O caminho estava fechado. As lojas, tanto de moda íntima como de vestuário, estão em cinco shoppings de Curitiba. Foi preciso, então, encontrar novas rotas.
-
“Nossa primeira ação foi inserir os negócios no mercado digital, com a estratégia de omnichannel [uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação]. Também passamos a firmar parcerias com empresas de entrega e entrar em marketplaces como o Mercado Livre e Shopee”, relata a empreendedora.
-
Rute conta ainda que foram inauguradas, em plena pandemia, duas lojas novas, no formato de comércio digital, para atender a demanda reprimida de consumo durante o isolamento.
-
“O telefone celular é a melhor e maior ferramenta de vendas, no momento. É preciso contar com bons aparelhos, para divulgar fotos e vídeos de qualidade dos produtos. Nosso faturamento nas lojas físicas é ainda maior, mas as previsões indicam que o digital superará. E nós estamos em vários canais digitais”, frisa.
-
Rute também procura contribuir com empreendedores, com um canal no Instagram em que compartilha o que tem aprendido na jornada de transformação de seus negócios e a inclusão no comércio virtual.
-
Mais conteúdos
-
Além da masterclass, das oficinas e do painel sobre empreendedorismo feminino, a jornada contemplará pílulas de gestão: “Dicas rápidas para seu Instagram profissional”, com Bianca Becker; e “A importância do design para o mundo digital“, com Adriana Schiavon. A palestra (TED talk) sobre “A importância de posicionar o seu negócio no Google “, com Cézar Lima, da agência Stardust Digital, fecha a programação.
-
Para saber mais e fazer sua inscrição, acesse https://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br.
-
Saiba mais sobre as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.
