ASN RO
Compartilhe

Sebrae RO comemora conquista da Indicação Geográfica do Cacau de Rondônia

Sebrae RO comemora conquista da Indicação Geográfica do Cacau de Rondônia
Por Redação
ASN RO
Compartilhe

Nesta terça-feira, dia 14 de novembro, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) publicou na Revista da Propriedade Industrial (RPI) o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) Rondônia, para o produto CACAU EM AMÊNDOAS – na espécie INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA (IP), produzidos em uma área que contempla todos os 52 municípios de Rondônia.

Responsável por contratar a consultoria AJ Lima – Estratégias em Agronegócios, que realizou todo o trabalho de levantamento das evidências para a Indicação Geográfica, o Sebrae Rondônia esteve, desde o início, à frente de todo o processo que resultou em mais essa conquista para o agronegócio, a Indicação Geográfica Rondônia Cacau.

“É importante destacar que esta conquista engloba o empenho incondicional de diversos parceiros, entre eles a Cacauron, a Seagri, a Emater, a Idaron, a Embrapa, a Superintendência de Agricultura e Pecuária/MAPA, o IFRO, a Ceplac, o Ministério do Desenvolvimento Regional, o Senar/Faperon, a Câmara Setorial do Cacau, a Unir, Centro de Inovação do Cacau da Bahia – CIC, e o Sebrae Nacional. Parceiros, sem os quais essa conquista não ocorreria, uma vez que a Indicação Geográfica é um instrumento de valorização territorial e depende de todos para a sua publicidade. Agora, o produtor de Cacau em Rondônia será um dos grandes beneficiários da Indicação Geográfica, tendo em vista que agregará valor a sua produção”, elencou o diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Alessandro Crispim Macedo.

Segundo a documentação enviada ao INPI, o cacau de Rondônia possui sabor inconfundível e uma gordura de qualidade diferenciada para a produção de alimentos achocolatados de consistências e sabores diversos. “Os registros documentais também mostram a existência de dois apelos mercadológicos importantes relacionados ao cacau de Rondônia. O primeiro, de caráter ecológico, configura-se pelo fato de a cacauicultura demandar a preservação da floresta nativa para que se mantenha o sombreamento necessário ao cultivo do produto. O segundo é a qualidade físico-química superior do cacau cultivado na região, quando comparada, por exemplo, à África Ocidental, que é utilizada como padrão mundial de qualidade”, destacou o INPI ao divulgar o reconhecimento da Indicação Geográfica do cacau rondoniense.

A iniciativa do Sebrae em Rondônia traz mais um ativo de grande relevância para potencializar a comercialização do Cacau no Estado, visto que o Registro abrange todo o território de Rondônia e favorecerá os produtores rurais que aplicarem os procedimentos de cultivo contidos no Caderno de Especificação Técnica, o principal instrumento que orientará a produção do Cacau de Origem em Rondônia.

“A história da cacauicultura de Rondônia e o saber fazer arraigado dos produtores são responsáveis por atribuir as características únicas à atividade. Além disso, os fatores peculiares relacionados ao solo, microclima, modo de produção e atributos organolépticos fazem do cacau em amêndoas de Rondônia um produto único, o que contribui para sua notoriedade e consumo entre os apreciadores de cacau”, pontua o coordenador estadual do projeto do cacau do Sebrae RO, Desóstenes Marcos do Nascimento.

A atuação juntamente aos produtores de cacau, e aos parceiros levando conhecimento e oportunidades de melhorias para o produto alcançar posicionamento no mercado tem sido acompanhado pela Gestora do Projeto no Sebrae RO, a analista Marcileide Zirondi, que destaca a importância inserção da tecnologia, da melhoria da capacidade de gestão e manejo do cultivo, elementos fundamentais para garantir qualidade ao produto, nesse sentido destaca o papel do Senar, da Emater RO que realizam papel importante assistência técnica.

-

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou ligar gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).