Incentivar a quebrar paradigmas, buscar o autoconhecimento e o espírito de coletividade são alguns dos objetivos do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que é uma educação empreendedora proposta pelo Sebrae. Nessa quinta-feira (2) foi realizada mais uma formação de professores do JEPP com o apoio do Ministério Público de Rondônia no Ifro, Campus Porto Velho. Foram apresentados os fundamentos pedagógicos, os princípios que embasam o JEPP e a correlação dele com a BNCC. Além disso, também foi trabalhado o conceito da educação empreendedora de modo a preparar os professores para a implementação da proposta do JEPP.
“Nós estamos falando de empreendedorismo, uma atividade que precisa ser estimulada nas crianças desde cedo. Estamos aqui no Ifro em uma parceria com a Semed, com o Sebrae, que tem essa vocação de levar o empreendedorismo a todas as pessoas, e com o Ministério Público do Trabalho. Nossas crianças precisam ver o mundo de forma diferente, de forma empreendedora e, para isso, hoje estamos capacitando cerca de 350 professores para que eles apreendam cada vez mais sobre empreendedorismo”, disse Clébio Billiany de Matos, diretor superintendente.
Para Maria de Fátima, gestora regional, essa capacitação é de fundamental importância, mesmo para os educadores que já fizeram em outro momento, pois a cada ano algo novo surge e assim eles estarão sempre atualizados. “Sou gestora regional desse projeto que consiste em Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que é uma parceria do Sebrae com MPT para fomentar o empreendedorismo nas escolas. Iniciar os nossos pequenos desde o primeiro até o nono ano com essa cultura de empreendedorismo”, afirmou Fátima.
“Estamos acompanhando a formação dos professores dos quartos e quintos anos com a parceria do Sebrae e do Ifro que nos cedeu esse espaço, para mostrar aos educadores como trabalhar o aluno empreendedor. É muito importante os alunos, além de trabalharem as outras disciplinas, que eles aprendam como empreender, e isso é, sem dúvida, um passo muito importante na vida deles”, falou Élida Pacheco, coordenadora do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos.
Para Amos Monteiro, facilitador, é uma honra estar iniciando mais um ano com a turma do JEPP junto com a prefeitura de Porto velho. “É um projeto voltado para o ensino fundamental, e o objetivo é dar autonomia ao aluno para que ele possa, além do conhecimento que já é adquirido nas escolas, também possa entender que tem condições de tomar decisões na sua própria vida. Mesmo estando no quarto ou quinto ano ele vai viver a experiência, tomar as regras da vida dele e tocar no nível de conhecimento dele. No quarto ano, temos a locadora de brinquedos, que é a ideia da prestação de serviços, e no quinto ano falando sobre sabores e cores, que é focado nas frutas regionais, no alimento regional”, explanou Amos.
“Mais uma vez temos o Sebrae nessa parceria que deu certo e que vem formando inúmeros professores, por isso a gente continua com essa parceria ano após ano com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora em nosso município para que possamos de fato transformar a vida dos nossos alunos, das famílias e da comunidade”, concluiu Eva Freitas, facilitadora do Sebrae em Rondônia.
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).