O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) realizou o Workshop de Turismo na cidade de Ariquemes na última segunda-feira (19). O evento foi realizado por meio de um convênio firmado em parceria com a Prefeitura Municipal de Ariquemes e representado pela Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet), tendo como objetivo o Levantamento do Potencial Turístico.
O workshop faz parte de um projeto que visa desenvolver o Plano Municipal de Turismo da cidade de Ariquemes. Os primeiros passos para a realização do projeto já estão em andamento, foram realizados trabalhos de campo que pesquisaram os principais prestadores de serviços turísticos do município para analisar as dificuldades e demandas desse setor. O workshop foi idealizado para reunir esses comerciantes, analisar demandas e debater possíveis soluções para a ampliação do turismo em Ariquemes.
“Acredito que os principais desafios são de integração, as possíveis soluções para essas demandas seria formalizar o conselho de turismo, pensar em um nome estratégico para estar à frente da gerência e fortalecer vínculo com o Vale do Jamari, que também engloba Ariquemes”, avaliou a turismóloga Bruna Fava, que completou: “Outra medida importante, para a ampliação do turismo em Ariquemes seria pensar em reuniões constantes junto aos municípios, poder público, iniciativa privada e comunidade para que desenvolvam estratégias que fortaleçam as empresas existentes e implementem o turismo como um produto e consolidem o calendário de eventos turísticos”.
Entre os convidados estavam presentes parceiros do Sebrae em Rondônia, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RO) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai RO), além da representação comercial e empresarial do setor de turismo. Os parceiros foram convidados para que conheçam os trabalhos que estão sendo realizados e apontem as questões que devem ser melhoradas.
“Ariquemes tem uma vocação cultural agroecológica e de ecoturismo muito ampla. É preciso focar nessas áreas para que o turismo se consolide como uma marca, podendo inclusive explorar o fato de serem os maiores produtores de tambaqui do Brasil”, afirmou a turismóloga Bruna Fava.
Durante o workshop foi observada a necessidade de fomentar o projeto para que a cultura do turismo na cidade seja implantada e fortaleça a preparação não só do comércio, mas também de seus parceiros para que possam trazer inovação e tecnologia para esse setor.
“Agora precisamos sensibilizá-los de que se faz necessária a realização de um trabalho coerente que supra a necessidade que o município apresenta no setor turístico. Precisamos desenvolver um trabalho que gere qualidade de vida e preparação para que recebam o turista de forma adequada, justa e atraente”, pontuou a analista técnica do Sebrae em Rondônia Franciluci Santana.
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).