Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
ASN RO Atualização
Compartilhe
ASN RO Atualização
Compartilhe

O Sebrae em Rondônia realizou na última sexta-feira (14) o Encontro dos Estagiários. O evento acontece anualmente e conta com a participação de todas as unidades regionais. Nesta edição o encontro contou com a participação de dez estagiários do Sebrae e cinco de instituições parceiras.

O objetivo do evento é promover interação e socialização, além de evidenciar a valorização do Sebrae para com seus estagiários. A programação contou com duas etapas, e aconteceu na sede do Sebrae, em Porto Velho.

“Realizamos esse evento anualmente, durante a pandemia os encontros foram interrompidos, mas este ano retomamos o projeto. É muito importante promover essa interação entre eles, pensamos em uma programação dinâmica e que trouxesse conhecimento para os nossos estagiários”, avaliou a analista técnica do Sebrae em Rondônia, Luzia Nunes.

A parte da manhã começou com uma autobiografia do diretor financeiro do Sebrae em Rondônia, Clébio Billiany de Matos, que relatou sua história de sucesso e todas as suas inusitadas experiências como estagiário. A analista técnica do Sebrae, Francineide Araújo, apresentou em sua palestra como serão os profissionais do futuro.

“Para mim é uma honra estar aqui com vocês, o estágio é uma fase fundamental para qualquer profissional. Aproveitem essa oportunidade e tentem absorver tudo que puderem, eu passei por muitos estágios e acredito que todos eles formaram o profissional que sou hoje”, afirmou o diretor financeiro, Clébio Billiany.

A legislação do estágio foi abordada pela procuradora do Ministério Público do Trabalho, Camila Holanda Mendes. A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante.

O analista técnico do Sebrae em Rondônia Gedivaldo Mateus, por meio de uma dinâmica, desmistificou o Kanban e mostrou na prática a importância da aplicação desse método para obter melhores resultados.

O termo “Kanban” é de origem japonesa e significa “sinalização” ou “cartão”, e propõe o uso de cartões (post-its) para indicar e acompanhar o andamento da produção dentro da indústria. Trata-se de um sistema visual que busca gerenciar o trabalho conforme ele se move pelo processo.

“Acredito que com esse evento nos conhecemos melhor e entendemos os dilemas que existem em cada setor, identificamos que a maioria são falhas de comunicação causadas pela distância das unidades. Esses encontros são muito importantes para a gente conseguir expor e solucionar essas questões. Saímos daqui com o trabalho em equipe fortalecido”, disse o estagiário do Sebrae em Pimenta Bueno e estudante de engenharia de produção, Vitor Cardoso.

Na segunda etapa do evento foi realizada uma oficina de jogos sobre os dilemas dos estagiários ministrada pelas facilitadoras Ana Castanheira e Cristiane Farias.

“O principal objetivo é fazer com que entendam todo o processo de estágio e identifiquem a importância de absorver aprendizados para a vida profissional. O estágio é uma preparação para a vida profissional, na oficina conseguimos abordar temas que geram reflexão sobre todo esse processo”, avaliou a facilitadora, Ana Castanheira. “Outro ponto abordado durante a oficina são as relações interpessoais, se relacionar bem com o próximo faz com que você conheça suas emoções em diferentes espaços de trabalho, a oficina alinha a parte técnica com a comportamental”, acrescentou a facilitadora, Cristiane Farias.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas