O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) participou de uma reunião na Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), nesta quinta-feira (22), em Porto Velho. A reunião teve como objetivo realizar um alinhamento estratégico do Instituto Amazônia+21 com a pesquisa de desenvolvimento produtivo sustentável na Amazônia.
A reunião contou com a presença do diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida, do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, do Presidente da FIERO e Diretor do Instituto Amazônia+21, Marcelo Thomé, e das Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados do Amapá (Fapeap), Maranhão (Fapema), Roraima (Faperr), Pará (Fapespa), São Paulo (Fapesp) e Rio Grande do Sul (Fapergs).
O Sebrae em Rondônia tem como principal parceiro nessa iniciativa o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com a criação de políticas públicas de incentivo à inovação e tecnologia da Amazônia para estimular e aumentar os investimentos para questões estruturais.
“O ministro Paulo Alvim é um defensor da Amazônia, um apoiador da região, e estava presente na reunião para fortalecer as políticas públicas da ciência e tecnologia da nossa região, juntamente com as Fundações de Amparo à Pesquisa na Amazônia”, avaliou o diretor superintendente Samuel Almeida.
A integração, fortalecida durante a reunião de alinhamento, tem o objetivo de criar um desdobramento para o exterior visando direcionar o estímulo à pesquisa científica para o desenvolvimento do Amazônia+21. Durante a reunião foi apresentada a estratégia do instituto, seus focos específicos, os objetivos estratégicos e os projetos de iniciativas.
O Instituto Amazônia+21 é uma organização da sociedade civil de iniciativa de empresários da Amazônia brasileira, com suporte da Confederação Nacional da Indústria e das nove Federações das Indústrias dos estados da Amazônia Legal, para promover e fortalecer negócios na região e contribuir para seu desenvolvimento econômico sustentável. Tendo como diferencial o movimento empresarial, a vivência na região, a capacidade de mobilização e o foco em ESG. O projeto também conta com cinco linhas de atuação, sendo elas: o fomento de novos negócios, o fortalecimento de empresas e cadeias de valor, o diálogo permanente, a comunicação estratégica e o observatório da Amazônia.
O Presidente da FIERO e Diretor do Instituto Amazônia+21, Marcelo Thomé, faz parte da administração do Instituto que executa as deliberações da Assembleia Geral e Conselho Estratégico. Uma de suas medidas estratégicas foi apresentar o Instituto ao Sebrae em Rondônia e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações possibilitando o surgimento dessas parcerias.
“É de suma importância para o desenvolvimento do Instituto manter o diálogo com as instituições parceiras. O convênio firmado com o Sebrae é uma das principais engrenagens para a realização dos objetivos estratégicos, e para os projetos de iniciativas do Amazônia+21”, afirmou o diretor do Instituto Amazônia+21, Marcelo Thomé.
O Instituto Amazônia+21 tem quatro principais projetos: o Facility Investimentos, a implantação do Centro de Bioeconomia e Conservação da Amazônia (SAE e CES Rioterra), o foco específico na madeira laminada e cortada e a agenda housing (FIEMT e CBIC). O Instituto tem[S1] um convênio firmado com o Sebrae, de fomento de negócios sustentáveis e inovadores na Amazônia Legal.
O convênio Sebrae com o Amazônia+21 apresenta uma convergência do Inova Amazônia com a Facility Investimentos. Sua linha de atuação consiste em cinco passos: o diagnóstico de potencialidades econômicas e seus originadores; a organização de projetos de estratégia de atração de projetos e iniciativas com escala; a atração de capital não-reembolsável e comercial, nacional e internacional para investimento; a assistência técnica; e a comunicação e reporte.
Entre os principais resultados esperados pelo convênio com o Sebrae estão a conversão de potencializadores em projetos e carteiras, a certificação de projetos com objetivo de desenvolvimento sustentável via oferta de assistência técnica e a inserção mercadológica dos produtos e serviços da carteira trabalhada.
“Dentro da estratégia de política do Sebrae em Rondônia, estamos sendo um conector estratégico, alinhando o desenvolvimento e a atuação regional. Contamos com três eixos estratégicos: a cultura do comércio exterior, o crescimento produtivo da região e o desenvolvimento das pequenas empresas na Amazônia”, afirmou o diretor superintendente Samuel Almeida, que completou: “Estamos conectando esse projeto nos níveis municipal, estadual e federal para fortalecer o crescimento da região”.
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
-