ASN RO Atualização
Compartilhe

Sebrae e Jucer negociam parceria em prol da desburocratização para as micro e pequenas empresas

Alinhamento de atuações em conjunto, na frente de desburocratização na abertura de empresas no estado de Rondônia foi assunto da reunião
Por Redação
ASN RO Atualização
Compartilhe

Na manhã de terça feira (4) de julho de 2023, José Alberto Anísio, presidente da Jucer de Rondônia, recebeu representantes do Sebrae em Rondônia para alinhamentos de diversas ações que as duas instituições farão em parceria em 2023, e planejando também atuação conjunta para 2024.

O superintendente do Sebrae RO, Clébio Billiany de Mattos, o gerente da unidade de Articulação Institucional do Sebrae RO, Emerson Pinduka, e o presidente da Jucer, José Alberto Anísio, e o coordenador de integração, Éder Neves Falcão, representavam a JUCER e Redesim RO. Eles debateram a atuação das instituições e como cada uma pode compor as lacunas de atuação individualizada, e se tornarem mais efetivas.

Na pauta, estavam os alinhamentos sobre a atuação conjunta no processo de desburocratização e articulação junto as prefeituras, para que estas possam se fazer cumprir as regulamentações que favorecem as MPE’s. Outras iniciativas devem surgir na sequência das primeiras atuações em conjunto.

O diretor Superintendente do Sebrae RO salientou a importância destas conexões, visto ser as MPE’s, as grandes geradoras de emprego e renda, não só no estado de Rondônia, mas em todo o país.

Durante a pauta, o coordenador da Redesim, enfatizou a importância e urgência na reativação dos fóruns da Micro e Pequenas empresas, para que não apenas as duas instituições, mas todos os envolvidos, neste processo de desburocratização possam dialogar e juntas, minimizar os detratores que colocaram Rondônia em 6º lugar no ranque de agilidade na abertura de empresa, na qual estava em 1ª colocação.

Outra pauta importante levantada, foi a possibilidade de um trabalho tríplice entre: Sebrae, Sefin e Jucer, para atuação na frente da conscientização da importância da formalização e relação com o ente público de maneira idônea e transparente, porém não com cunho punitivo e sim orientativo e solidário.

“Estreitar as relações e unificar algumas ações com a Jucer e outras instituições visa desenvolver empreendimentos mais competitivos e sustentáveis, de maneira legalizada, promovendo um ambiente de negócios mais favorável a aplicação e cumprimento das linhas da Lei Geral 123/2006, a Lei da Micro e Pequena Empresa. O governo de Rondônia, por meio da Jucer, tem sido bastante sensível à causa das MPEs e quanto a celeridade da desburocratização na abertura de empresa, o que vai ao encontro da atuação do Sebrae em Rondônia, por um de seus Programas chamado Cidade Empreendedora”, disse Clébio Billiany de Mattos.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).