Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
ASN RO
Compartilhe
ASN RO
Compartilhe

Dinâmico, interativo e com informalidade que é a característica das empresas familiares. Assim foi a primeira noite do Seminário de Sucessão Familiar e Profissional, que teve início na última terça-feira (7) no auditório do Sebrae, em Porto Velho. Os temas foram desenvolvidos para facilitar o entendimento sobre a forma adequada de se fazer a sucessão familiar ou profissional no negócio.

Uma das palestras foi apresentada pelos analistas do Sebrae de Ariquemes Maria Cristina Marques e Marlon Amorim na noite de abertura, e teve como tema “Quem deve assumir o comando”.

Maria Cristina iniciou a apresentação ressaltando a importância de preparar os filhos para assumirem o negócio. Ela destacou ainda que no processo de preparação do futuro gestor, é necessário fazer com que o membro da família que irá herdar a empresa comece de baixo, pelas atividades mais simples, e circule por todos os setores da organização, gradativamente assumindo responsabilidades cada vez maiores.

Maria Cristina enfatizou que é necessário escolher sempre o sucessor que estiver melhor preparado para assumir o negócio. Na sequência, foi a vez do palestrante Marlon Amorim demonstrar como utilizar uma matriz SWOT, ou FOFA em português (abreviatura de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), para escolher o futuro sucessor, familiar ou profissional.

Inicialmente, ele apresentou duas personas: uma familiar e outra profissional, e a partir delas foi demonstrando para o público como realizar o processo de análise através da SWOT. Foi um momento muito enriquecedor, quando o público interagiu sobre o tema construído através de duas personas: um herdeiro e um profissional de mercado, ambos aptos a serem os sucessores.

O evento continuou nos dias 08/02 e 09/02, e nesta semana acontece em Ji-Paraná nos dias 13 a 15 de fevereiro.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas