
Conecta Sebrae Agrolab Amazônia teve seu primeiro dia de milhares de visitas… on line. Mas este é justamente o propósito desta que é a maior feira totalmente virtual voltada ao agronegócio da Amazônia Legal. Através de uma plataforma digital e gamificada, os participantes navegam pelos ambientes virtuais criados com auditórios, estandes virtuais, praça central, rodadas de negócios e outros ambientes digitais. O evento continua nesta quarta (23) e quinta (24).
Foram oferecidas mais de 20 atrações diferentes ao público participante do evento. A programação dividiu-se em Painéis Masters, dois por dia, sendo o da manhã, um debate muito interessante sobre Políticas públicas, com uma palestra de Alysson Paulinelli, presidente da Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho), seguida de um rico debate entre o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, o Secretário de Estado de Agricultura de Rondônia, Evandro Padovani e moderados pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Guy de Capedeville. “O Sebrae pode contribuir nesse desenvolvimento territorial, na agregação de líderes e no ambiente da discussão política para melhorar a percepção no desenvolvimento do todo”, pontuou o presidente Melles.
Nos auditórios secundários, muito conteúdo de alta qualidade e de grande auxílio aos produtores rurais. Palestras e painéis como “Cacau em Sistema Agroflorestal – A Volta para a Amazônia”, “A evolução tecnológica no campo: de Israel para o mundo – O case Netafim”, “Agro 4.0, com Martha Gabriel”, “A Importância da mulher no agro”, entre tantos outros momentos especiais, produzidos em benefício dos operadores do agronegócio.
Outro painel relevante foi o que discutiu a Infraestrutura e logística na Amazônia, tendo como palestrante o ex-ministro Aldo Rebelo, profundo conhecedor da região e contou com debatedores o ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e ex-deputado federal por Rondônia Miguel de Souza, o executivo do Ministério da Infraestrutura, Fabio Carvalho e Edeon Vaz Ferreira, diretor executivo do Movimento Pró Logística de Mato Grosso. Todos mediados pela jornalista e palestrante Priscila Brandão, convidada especial do evento.
Além disso tudo, o Fórum de Governadores da Amazônia Legal, teve sua abertura realizada com a prestigiada participação de Oscar Motomura, o renomado palestrante, consultor e referência em educação executiva no país, com sua Amana Key. As discussões avançaram durante toda manhã com a participação de todos os governadores da Amazônia Legal (ou seus respectivos vices). O Fórum segue nos dias seguintes do evento com reuniões temáticas e palestras especificas.
A Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) foi outro importante momento, que reuniu centenas de técnicos de campo, diretamente ligados às Entidades Autárquicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O Vice-Presidente da Asbraer, Luciano Brandão, da Emater-RO presidiu os trabalhos que giraram em torno das boas práticas que os extensionistas têm praticado em suas Unidades da Federação, com debates sobre peculiaridades, gargalos e possíveis soluções para ampliar o apoio ao produtor rural.
Também no período da tarde, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), realizou seu Fórum de gestores da Região Norte, cujas discussões entraram a noite do primeiro dia de evento.
Porém, um dos mais esperados momentos foi justamente a vista virtual ao pavilhão de exposições, onde centenas de expositores estavam à disposição dos visitantes virtuais para iniciar relacionamentos que possam gerar muitos negócios, inclusive com outros países. Milhares de visitantes passearam pelos estandes, interagindo com os expositores que ficaram satisfeitos com a primeira parte do evento.
Leilão virtual de gado também segue durante a programação da Agrolab Amazônia, rodadas de negócios (nacional e internacional), apresentações culturais e muito networking e aprendizados. Ainda dá tempo de participar do maior evento virtual voltado para o agronegócio da região amazônica: acesse www.agrolabamazonia.com, inscreva-se e acesse um mundo de possibilidades.
Saiba mais sobre as ações do Sebrae no agronegócio, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
