O Sebrae em Rondônia promoveu uma curso de Chocolateria Avançada, relacionada ao processamento do chocolate, análise sensorial e classificação do cacau. Dezoito empresários do ramo de chocolate da região participaram da capacitação realizada na Escola de Chocolate do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) em Jaru, na última semana (19 a 21). A iniciativa visa fortalecer a produção de chocolates e promover qualificação e aumento de competitividade.
Segundo o analista técnico do Sebrae em Rondônia, Nilo Vasconcelos de Oliveira, o projeto desenvolvido em parceira com o fundo europeu Al-Invest verde também tem como objetivo valorizar e impulsionar a toda a cadeia produtiva do cacau, desde produtores a pequenos fabricantes de chocolate, dando oportunidade de renda e venda de produtos de maior qualidade.
“Nós estamos aqui no IFRO em Jaru, na Escola de Chocolate, realizando o curso nível avançado dois de chocolate. Nesse curso, temos dezoito empreendedores, fabricantes de chocolate que, com a capacitação, vão melhorar os processos, inovar nos seus produtos e, com isso, acessar mais o mercado”, disse Nilo Vasconcelos.
“É incrível o que está havendo por aqui; a qualidade dos chocolateiros da região”, exclamou a pioneira em fabricação de chocolates Bitbar no Brasil e consultora Cláudia Schultz, sobre a capacitação aos chocolateiros em Jaru.
“Eu estou aqui no Instituto Federal de Rondônia, através do projeto de cacauicultura do Sebrae, prestando uma consultoria em treinamento avançado de formulações, textura e extensão de cheuflaifs em chocolates. É bárbaro a qualidade de tudo por aqui, e, lembrando que, dos dezoito alunos, nove são professores e vão replicar tudo o que estão aprendendo por aqui”, completou Cláudia.
“Estamos aqui nesse curso avançado para fazer recheios e, como aqui todo mundo já é chocolateiro, estamos aprimorando os nossos recheios, novas técnicas e as novidades para atender ao mercado. Essa parceria com o Sebrae já é de longa data, e só temos a agradecer, porque todos os cursos que fizemos foram pelo Sebrae, que está sempre ajudando a nós, chocolateiros, a nos destacarmos em Rondônia”, afirmou a empresária Melissa Almeida, proprietária da fábrica de chocolate Cacau Raiz, de Ouro Preto do Oeste.
A Escola do Chocolate foi criada em 2021 pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) em Jaru, juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO), com o objetivo de levar desenvolvimento de ações em prol do Projeto Cacau Sustentável de Rondônia. Além disso, conta com apoio de outros parceiros, entre eles: a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).
Financiado pela União Europeia, o projeto AL-INVEST Verde tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de empregos no Brasil e em mais 17 países da América Latina e o projeto do Sebrae em Rondônia foi selecionado para receber apoio financeiro para promover aprimoramento junto à cadeia produtiva do cacau na região e esta capacitação faz parte da estratégia de atuação do projeto.
Acompanhe as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acesse o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, X, LinkedIn e YouTube (@sebraero).