ASN RO
Compartilhe

Microempreendedores Individuais (MEI) tem até final de agosto para regularizar suas dívidas

Oportunidade para quem está irregular
Por Redação
ASN RO
Compartilhe

Os Microempreendedores Individuais (MEI) que estão devendo impostos poderão regularizar suas dívidas até o dia 31 de agosto de 2021. A situação pode ser resolvida pelo pagamento dos débitos, utilizando o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), ou parcelamento, diretamente no Portal do Simples Nacional. O DAS também pode ser emitido pelo App MEI, disponível para celulares Android ou iOS.

O MEI pode procurar o serviço de regularização através do Sebrae (0800 570 0800) que funciona 24h e solicitar um levantamento dos seus boletos (DAS) e declarações em atrasos, e será informado todas as pendências e das formas de pagamento e parcelamento.

“É importante reconhecer e regularizar a dívida, pois com débitos em aberto ele perder os direitos e benefícios. Deixará de ser segurado do INSS, perdendo assim os benefícios previdenciários, tais como aposentadoria, auxílio-doença, terá seu CNPJ cancelado, será excluído do Simples Nacional na receita federal, no estado e no município. Não conseguira mais obter empréstimos nem financiamento para a empresa e terá o CNPJ inscrito na Dívida Ativa da União, do Estado e no Município, passando essa dívida a ter acréscimo de encargos”, explica Wagner Diogo, analista técnico do Sebrae.

A partir de setembro, a Receita Federal encaminhará os débitos apurados nas Declarações Anuais Simplificadas para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) não regularizados para inscrição em Dívida Ativa. Essa dívida será cobrada na justiça com juros e outros encargos previstos em lei.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.