Com o desenvolvimento dos marketplaces, o grande varejo se torna um consolidador de mercado, entregando mais conveniência aos clientes e elevando a qualidade dos serviços prestados aos consumidores e aos lojistas. Esse movimento abre uma nova frente de faturamento para as empresas nascidas no varejo físico.
Marketplace significa mercado, a palavra foi criada para intitular uma nova forma de venda. Esse modelo de negócio vem sendo um dos setores mais promissores e rentáveis dos últimos anos, um espaço onde compradores e vendedores podem fazer negócios virtualmente.
Os benefícios desse modelo de negócio é a praticidade de encontrar diversos produtos em um só lugar sem sair do conforto de sua casa ou de onde estiver. Os clientes conseguem comparar valores e benefícios de diferentes lojas, e os vendedores podem expor seus produtos em vitrines on-line, aumentando seu alcance. O dono do marketplace lucra com as conexões estabelecidas e consegue intermediar os negócios.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 85% dos consumidores utilizam marketplaces como principal plataforma de compras on-line e como meio de pesquisa antes de comprar (80%).
Vender em marketplace é uma boa estratégia para quem já trabalha com vendas, e é recomendado para quem já possui alguma experiência e networking. A maior vantagem é a ampliação da visibilidade de uma empresa, uma loja virtual consegue alcançar um número bem maior de pessoas do que uma loja física.
As quatro maiores plataformas digitais do varejo brasileiro são: Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza e Via. Sendo roupas, calçados e eletrônicos as categorias que lideram as compras nesses sites.
Se você já tem uma empresa, possui experiência e networking, os marketplaces podem ser uma excelente estratégia para alavancar suas vendas e atingir novos clientes.
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