O Sebrae e o Instituto Ideias de Futuro estão promovendo a maior competição de empreendedorismo na escola para jovens de todo o Brasil. O Desafio Liga Jovem teve 600 grupos com projetos entregues, e 100 foram selecionados para a semifinal, entre eles dois grupos do estado de Rondônia.
O desafio é uma competição entre equipes de estudantes entre o 9° ano do Ensino Fundamental e 3° ano do Ensino Médio de todo o Brasil, com o desafio de resolver um problema das suas escolas e/ou comunidades. A solução deve ser transformadora e utilizar algum tipo de tecnologia, como aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras tecnologias.
As equipes Wari ko Wakran e Double First foram as selecionadas para a semifinal, que acontecerá entre os dias 20 e 25 de março, em São Paulo. As equipes são do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), campus Guajará-Mirim, cidade que faz fronteira com a Bolívia.
Uma das regras era a composição dos grupos, que poderiam ser formados por duas a cinco pessoas mais um orientador maior de idade. Os orientadores das equipes rondonienses são os professores Ranieri Braga dos Santos e Higor dos Santos Santana, respectivamente.
“Os alunos puderam aprimorar dentro do processo de elaboração dos projetos o método de produzir pesquisa, negociação, apresentar suas ideias, vender, além de exercitar a liderança. Acredito que essa é uma experiência que vai impactar diretamente as vidas dos alunos, que terão a oportunidade de viajar para um grande centro e conviver com alunos do Brasil inteiro”, avaliou o professor do Ifro Higor Santana.
A equipe Double First é formada por Talison Justiniano, Ronald Deivid Alves, Henrique Marques e Rafael da Silva.
Os alunos estão cursando o ensino técnico em biotecnologia, e o integrante Ronald Deivid Alves compartilhou um pouco de como foi o processo de criação do projeto: “Após analisarmos vários problemas da nossa cidade e realizar diversas pesquisas, chegamos à ideia de solucionar o problema de falta de qualidade da água. Criamos um filtro que é acompanhado por um kit que faz a análise e limpeza da água. O filtro é feito a partir da casca da castanha, assim ajudando os extrativistas da nossa região e ajudando na purificação da água”.
A equipe Wari ko Wakran é formada pelos alunos Luna Campolina, Victória dos Santos, Ana Júlia Sampaio, Wernnon Lucas Santos e Antonio Fernandes.
“Nosso projeto é a criação de um aplicativo chamado ’Me Achei’, com o mapa da cidade de Guajará-Mirim que terá os locais importantes com a tradução dos nomes, descrição e endereço com línguas escolhidas pelo próprio usuário. Nós moramos em uma região de fronteira com a Bolívia, que possui muitas tribos indígenas, as quais muitas vezes se sentem deslocadas por não terem uma inclusão quando vêm à nossa cidade. Então nossa primeira ideia foi desenvolver algo que pudesse ajudá-las com isso”, disse a aluna Victória Santos.
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).