ASN RO
Compartilhe

Empreendedora da zona rural rondoniense é destaque em inovação

Com ênfase no empoderamento feminino e preservação ambiental, Mareilde compartilha suas motivações e principais desafios
Por Da Redação
ASN RO
Compartilhe

Mareilde Freire é uma empreendedora da zona rural do estado de Rondônia que descobriu em plantas naturais da sua região potencialidades dermatológicas. Em 2022 conquistou diversos prêmios, entre eles o segundo lugar no prêmio nacional Sebrae Mulher de Negócios.

Sua trajetória é marcada pelo empoderamento feminino, em especial das mulheres da zona rural que, assim como ela, enfrentam diariamente obstáculos e na mesma medida criam alternativas para superá-los.

“Para o ano de 2023 nossa missão é atingir ainda mais mulheres, todas nós somos capazes de obter sucesso. Acredito que a persistência é o que leva alguém ao sucesso, o primeiro passo é acreditar e depois persistir”, avaliou a empreendedora.

A Toque Amazônico, de Ouro Preto do Oeste, é um referencial em preservação do meio ambiente. Começou com a criação de sabonetes e atualmente produz cosméticos variados como hidratantes, shampoos, condicionadores e desodorantes naturais, feitos à base de frutos e plantas amazônicas.

Tendo em vista a escassez de água para a qual o mundo caminha, a empreendedora percebeu que sua principal matéria-prima também seria uma aliada na questão ambiental. O buriti é um aliado no processo de preservação e recuperação de nascentes e recursos hídricos. A empresa desenvolveu o primeiro inventário florestal da região, que mapeou a quantidade de palmeiras de buriti e babaçu que existem.

“Muito se fala na importância do desenvolvimento da Amazônia, mas acredito que devemos oferecer espaços para quem está aqui, só assim ela vai se desenvolver. Pude contar com o Sebrae para garantir o meu espaço, com essa parceria conseguimos visibilidade para nossa empresa e garantimos conexões”, disse Mareilde.

Perto de completar seus 60 anos, a empresária relata que enfrenta dificuldades motivadas pela discriminação de gênero e idade. “Diversas vezes enfrentei situações excludentes, ser uma mulher na casa dos 50 anos e empreender me trouxe empecilhos. No meio empresarial, só o fato de sermos mulheres já fecha portas, existe uma cultura de incapacidade da mulher”, afirmou. E completou: “Acredito na igualdade, precisamos fortalecer a igualdade de gênero, somos tão capazes quanto os homens e devemos somar nossas forças”.

Quando questionada sobre principais metas e objetivos para 2023, Mareilde disse: “Nosso principal foco é melhorar a logística, criamos uma indústria no meio rural e com ela vieram alguns problemas de locomoção e acesso. Além da logística, temos como objetivo atingir novos mercados e consolidar o faturamento. O Sebrae me ajuda a galgar esse caminho e é fundamental na construção da ponte para a exportação dos nossos produtos”.

O Sebrae em Rondônia promoveu uma chamada pública para selecionar dez startups para participarem do maior evento de investimento em startups do Brasil. A Toque Amazônico foi uma das empresas selecionadas para participar do Bossa Summit 2023, o evento será realizado em São Paulo nos dias 23 e 24 de março e oferecerá a oportunidade perfeita para as empresas se conectarem com todo o mercado de inovação e se exporem a novas oportunidades de parcerias e negócios.

Faça como a Mareilde, invista no empreendedorismo, inspire outras mulheres e conte com o Sebrae para facilitar essa caminhada.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

-