Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
ASN RO
Compartilhe
ASN RO
Compartilhe

O vizinho estado do Acre não é apenas um grande parceiro de Rondônia no campo político, mas, sobretudo, é um excelente parceiro comercial, e o estreitamento institucional pode promover grandes oportunidades para os pequenos negócios dos dois estados. É o entendimento dos dirigentes do Sebrae em Rondônia, que estiveram esta semana (11) em Rio Branco, onde visitaram o Sebrae no Acre e o secretário de Estado de Indústria, Ciência, Comércio, Empreendedorismo e Turismo, Assurbanipal Barbary de Mesquita.

Acompanhados pelo diretor superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Antônio Carneiro Lameira, os dirigentes Clébio Billiany de Mattos, diretor superintendente, Alessandro Crispim Macedo, diretor técnico, e Eduardo Fumiary Valente, diretor administrativo financeiro, voltaram a Rondônia com grandes planos na bagagem. É possível estabelecer uma agenda positiva e convergente tanto do Sistema Sebrae como do ente público, especialmente nas esferas estaduais e municipais.

“Estamos posicionados geograficamente de maneira estratégica, pois somos vizinhos de países andinos, além de ocuparmos territórios na Amazônia brasileira com grandes potencialidades para geração de negócios, comprovadas com os resultados gerados de eventos como a Expoacre e a Rondônia Rural Show. Planejando e atuando em parceira e conectados, elas aumentam”, avaliou Alessandro Crispim Macedo.

Além da geração de negócios, é possível desenvolver uma estratégia à luz da ESG (Environmental, Social and Governance, ou ações visando o ambiental, o social e a governança, em português), potencializando os produtos e serviços amazônicos pensando em ampliação e escala. “Se olharmos o ativo Amazônia, aplicando soluções de tecnologia e inovação, abre-se uma grande variável de atuação, e o Sebrae, em parceria com as diversas entidades, precisa estar em sintonia”, comentou Eduardo Fumiary Valente.

A atuação em conjunto deve facilitar a atração de investimentos, a abertura de novos negócios, a articulação institucional, a capacitação dos principais atores das cadeias produtivas e a desburocratização, além da já citada sustentabilidade em suas vertentes ambiental, social, cultural e econômica.

O secretário Assurbanipal Barbary de Mesquita, que recepcionou a comitiva rondoniense, é funcionário de carreira da antiga Eletroacre. Graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (MG), com especialização em engenharia de segurança do trabalho pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), pós-graduado em MBA gestão empresarial e MBA em marketing pela Fundação Getúlio Vargas, é ex-gestor da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac). Ele prometeu uma visita e agenda com o governo de Rondônia em breve.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas