Com pouco mais de seis meses de funcionamento, a Sociedade Garantidora de Crédito (SGC) Rondon Garante com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), já viabilizou junto às instituições financeiras mais de R$ 10 milhões em crédito para atender a demanda de pequenos negócios em Rondônia. Ao todo mais de 150 micro e pequenas empresas foram beneficiadas com o recurso. O crédito obtido com o aval da SGC deve fomentar o desenvolvimento das empresas locais.
“A Sociedade Garantidora de Crédito vem preencher uma lacuna muito importante para garantir a competitividade do setor produtivo que busca crédito orientado, pois são as garantias que muitas vezes os pequenos não possuem. Parabenizamos a SGC Rondon Garante e equipe por alcançar um grande resultado como esse. Precisamos ampliar ainda mais essa oferta para os Pequenos Negócios de Rondônia”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida.
De acordo com dados do Data Sebrae, Rondônia tem mais de 118 mil pequenos negócios entre microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). O funcionamento dessas empresas é importante para manutenção e geração de empregos.
O presidente do Conselho de Administração da SGC Rondon Garante, Oberdan Pandolfi Ermita, destaca que muitas vezes, os donos de pequenos negócios têm dificuldades em acessar crédito junto às instituições financeiras por não conseguirem ofertar garantias suficientes.
Nesse contexto, a SGC atua como fundo garantidor para que instituições financeiras aprovem operações de crédito em condições mais adequadas e vantajosas às micro e pequenas empresas, ou seja, com juros e prazos compatíveis com as atividades dos empresários. O recurso pode ser utilizado para capital de giro ou investimento.
“Com a atuação da SGC esperamos fortalecer e expandir os pequenos negócios, levando ainda mais desenvolvimento para nosso estado. Sabemos que temos empreendedores com boas ideias, bons produtos e serviços, com plano de negócios viável e rentável, mas que esbarram na falta de apoio econômico. Justamente por estarem começando não conseguem ofertar a garantia exigida pelas instituições financeiras e a SGC veio para solucionar essa questão”, esclareceu Oberdan.
A SGC é um projeto que envolve as Cooperativas de Crédito e o Sebrae, e já nasceu com fundos suficientes para permitir uma cobertura de até quarenta e cinco milhões de reais para micro e pequenas empresas. Para o diretor superintendente em exercício do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida, o crédito orientado é fundamental para continuar promovendo o desenvolvimento.
“Nesse sentido, a Sociedade Garantidora de Crédito Rondon Garante consegue preencher uma lacuna importante para os pequenos negócios. Chegamos aos 10 milhões em crédito mas, sabemos que podemos avançar ainda mais. Parabéns ao time da SGC Rondon Garante e de todos os parceiros que estão contribuindo com o fomento em Rondônia, garantindo a geração de novas oportunidades”, disse Samuel Almeida.
Para acessar operações de crédito via fundo SGC Rondon Garante, o empreendedor deve procurar as instituições financeiras associadas que irão disponibilizar a documentação necessária. Atualmente cinco cooperativas de crédito fazem parte Sicoob Credip, Sicoob Credisul, Sicoob Centro, Sicoob Amazônia e Cresol.
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
-
-