Um convênio formado entre o Sebrae Rondônia e a Prefeitura Municipal de Alto Paraíso, por meio da sua Secretaria de Agricultura, possibilitou a realização de um Seminário Rural, dentro da 1ª ExpoAlto.
Realizado no dia 21 de setembro, o seminário teve como foco a Melhoria Genética, com a implementação da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Na oportunidade, foram oferecidas palestras de extrema relevância para que o produtor pudesse entender e avaliar, dentro de sua realidade, a viabilidade desta prática de reprodução animal.
O Sebrae trouxe para o seminário rural em Alto Paraíso dois grandes palestrantes que puderam contribuir, sobremaneira, com o sucesso do evento. Heder Martins, que é empresário, consultor, professor universitário e mágico ministrou a palestra “Propósito para Vencer”, que reforçou junto ao público a importância de identificarem suas propriedades e atividades rurais como um verdadeiro negócio.
Já a segunda palestra foi ministrada por Wagner Pires, consultor nacionalmente reconhecido, graduado Engenharia Agronômica, pós-graduado em Pastagem, escritor e instrutor. Wagner ficou sua palestra na apresentação de soluções e dos caminhos para uma melhor produção e mais sustentável. Tudo isso levando em consideração a realidade local, incluindo os principais problemas existentes em Rondônia, como a baixa fertilidade do solo, manejo errado, plantas daninhas, período de seca, infestação. O palestrante abordou também as formas corretas para controlar o Capim Capeta (Sporobolus Indicus), dividir as pastagens, como implantar o sistema rotacionado, o controle de cigarrinha, entre outros temas importantes.
“Tendo como público alvo os pequenos produtores rurais, o seminário teve o objetivo principal de prepará-los para uma produção mais consciente e produtiva. O evento levou os produtores rurais a refletir sobre como estão trabalhando e quais caminhos para se adequar à nova realidade e elevar a produtividade em sua propriedade”, destacou a analista do Sebrae RO, Franciluci Nascimento.