Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
ASN RO
Compartilhe
ASN RO
Compartilhe

Sebrae e parceiros realizaram o 2º Concacau em Rondônia 2022 nessa quinta e sexta-feira (08 e 09) no município de Jaru. Na ocasião foram realizadas palestras relacionadas ao tema, degustação dos chocolates que foram feitos com as amêndoas selecionadas e trinta e seis mil em premiações como incentivo aos produtores de cacau do Estado. O primeiro lugar recebeu 15 mil reais em dinheiro, o segundo lugar levou 12.500 em dinheiro, o terceiro colocado ganhou mil mudas de cacau clonal no valor de 7.000 e o quarto colocado, 2,000 em dinheiro.

“O segundo Concacau é um marco em Rondônia, é um marco de parceria, onde a gente percebe o caminho que o estado está seguindo no desenvolvimento da cacauicultora. Nós não seremos curto prazo um estado do Pará, nem a Bahia que são grandes produtores nacionais, mas nós temos um diferencial que é a qualidade do cacau e, é isso que o Concacau com uma premiação de mais de 36 mil reais em prêmios para o produtor, caminha para identificar a qualidade e a valorização à aqueles que produzem melhor em Rondônia. Então, o Concacau, repito é um marco para produtor, um diferencial no Brasil rumo ao mercado exterior”, pontuou Desóstenes Marcos, coordenador do agronegócio Sebrae em Rondônia.

Para Janderson Dalazen, secretário estadual da agricultura o evento só veio a confirmar a produtividade em excelência do cacau da região. “O objetivo desse concurso Concacau é promover o cacau de Rondônia, que já é referência por ser um centro de origem amazônico da cultura cacaueira. No decorrer dos últimos anos diminuiu um pouco a área plantada por vários motivos, principalmente ataque de doenças e a gente vem com esse processo de revitalização da cacauicultura, com programa de Estado, de valorização, de incentivo com mudas, incentivo com calcário, com assistência técnica e aí surge o Concacau com intuito de difundir o que Rondônia tem de melhor na qualidade das amêndoas do cacau”, falou Janderson.

“Esse é o segundo Concacau do estado, realizado em Jaru, conhecida como a capital do cacau. Mais uma vez o município se destaca como maior produtor de cacau do estado e como a maior produtividade do Brasil, nós chegamos a mil e quinhentos hectares de cacau plantado por produtividade de novecentos e dezessete quilos por hectares, então realmente tá muito alta a produtividade. E isso se dá graças a vários investimentos, a tecnologia implantada dentro do estado de Rondônia com relação a essa produção. Não esquecendo dos grandes parceiros como: Emater, Senar, Embrapa, Sebrae que tem um papel fundamental dentro da cadeia produtiva do cacau porque trabalha treinamento de empreendedorismo, curso, capacitação. Tudo isso contribui para o sucesso hoje do Concacau”, afirmou Francisco Hildembrigue (Chiquinho da Emater), Presidente da Câmara setorial do cacau em Rondônia.

Para Ana Paula, diretora executiva AIPC (Associação da Industria Processadora de Cacau), salientou que o Concacau é um evento que já está consolidado e só a agradecer por fazer parte dessa iniciativa. “O evento é de grande importância para o fomento da economia local e reconhecimento nacional e, é com muito prazer que a gente este ano está patrocinando o concurso de cacau de qualidade de Rondônia, é uma oportunidade muito importante para o desenvolvimento da cacauicultora da região. Pela manhã tivemos as palestras e a tarde a degustação dos chocolates que foram feitos com as amêndoas selecionadas e é um momento muito especial onde a gente consegue identificar como a produção de qualidade surte efeito no produto final. Pra gente é uma honra estar aqui sendo parceira do concurso, sendo parceira do Sebrae e esperamos que a gente possa continuar essa parceria por muitos anos”, disse Ana Paula.

“Mais uma vez, mais um ano estamos tendo o prazer receber as amostras do cacau aqui de Rondônia para estarmos fazendo as análises necessárias com o produto e, agora trouxemos os chocolates feitos com as amostras que foram classificadas, as cinco melhores. Além disso, está acontecendo a degustação desses chocolates por parte dos júris aqui do estado e é sem dúvida um evento que tem extrema importância não só regional, mas nacional. É um grande incentivo a concursos que acabam melhorando a qualidade do cacau e assim agregar um maior valor ao produto”, explanou Cristiano Santana, gerente de classificação do Centro de Inovação do Cacau.

“É uma sensação muito boa, nunca esperava ganhar em primeiro lugar, pensava em um quarto lugar talvez (risos)” falou surpresa a produtora de cacau Maria do Carmo de Ouro Preto do Oeste e que ao se aposentar resolveu investir na produção do cacau, que pelo visto deu certo. “Graças a Deus consegui o primeiro lugar e para mim é uma honra muito grande. E digo para todos que querem iniciar a plantação de cacau que não desanime porque obstáculo têm demais, mas não desista porque vale a pena e é gratificante vê o resultado, sendo reconhecido então, é maravilho”, exclamou Maria, primeiro lugar no 2º Concacau 2022.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou lingando gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

-

-

-

-

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas