A 1ª Oficina de Ecossistema de Educação Empreendedora de Rondônia aconteceu no dia 6 de outubro na unidade regional do Sebrae em Pimenta Bueno. A oficina teve a participação de gestores de sete escolas municipais e da Secretaria de Educação do município.
Com duração de oito horas, foram discutidas e mapeadas as cinco dimensões do ecossistema de cada uma das escolas e aplicado o Radar de Educação Empreendedora, que faz um diagnóstico das escolas com relação às dimensões do ecossistema, gerando um relatório e um plano de ação feitos a partir do resultado do radar.
O Radar de Educação Empreendedora é uma ferramenta com atributos que permitem apurar a capacidade para a implementação da Educação Empreendedora na Instituição de Ensino. Sua aplicação poderá gerar ideias para iniciativas e projetos, com estratégias que visam o desenvolvimento territorial.
A ferramenta está estruturada em cinco dimensões: atores, cultura, recursos, estrutura e políticas públicas que irão nortear o processo de implementação dos projetos de educação empreendedora na instituição de ensino, proporcionando uma atuação de fomento ao desenvolvimento do Ecossistema de Educação Empreendedora na comunidade.
“A educação empreendedora é transformadora, e o diagnóstico realizado a partir da aplicação do Radar de Educação é um importante indicador e norteador para a tomada de decisão das escolas e das secretarias de educação a caminho de um município mais empreendedor e inovador”, afirmou a analista técnica do Sebrae Elani Satelis.
-
O Programa de Educação Empreendedora e o Programa Cidade Empreendedora e Inovadora do Sebrae em Rondônia estão trabalhando juntos com objetivo de expandir a oficina para outros municípios no próximo ano, para que todas as escolas do estado tenham acesso a essa ferramenta.
A educação empreendedora desenvolve competências integradas à construção de projetos de vida. Colabora para o desenvolvimento integral de estudantes e estimula seu protagonismo em diversas faixas etárias. Oferece soluções de aperfeiçoamento e valorização profissional de professores e gestores escolares.
Já o Programa Cidade Empreendedora é voltado para o gestor público que quer direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico do seu município, nele todos têm oportunidades equivalentes e ainda fazem parte das soluções.
“A Oficina Ecossistema nos proporcionou um momento de aprendizado principalmente sobre o mapa de conexões, facilitando o processo de articulação entre os atores. Foi um momento magnifico, onde nossos gestores tiveram a oportunidade de elaborar o mapa e verificar quais são as políticas públicas necessárias para o bom desenvolvimento das escolas e assim alcançar o objetivo, que é o aprendizado das crianças. O Sebrae mais uma vez sendo parceiro da educação na pessoa da nossa palestrante Priscila. Em nome de toda a equipe, agradeço a parceria de sempre”, avaliou a secretária de Educação de Pimenta Bueno, Marcilene Rodrigues.
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).