ASN RO Atualização
Compartilhe

Sebrae impulsiona inovação entre jovens do IFRO Calama

IFRO Calama e Sebrae encerram programa Startup Garagem com apresentação de soluções inovadoras desenvolvidas por estudantes
Por Sebrae em Rondônia
ASN RO Atualização
Compartilhe

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Calama, em parceria com o Sebrae em Rondônia, celebrou o encerramento da mais recente edição do programa Startup Garagem com um Demoday realizado no Sebraelab, em Porto Velho. O evento marcou o ponto alto de uma jornada de quatro meses de imersão em inovação e empreendedorismo, conduzida com estudantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Ao longo da disciplina Desenvolvimento e Programação Web, coordenada pelo professor Kaio Alexandre da Silva, 20 alunos foram organizados em oito equipes e desafiados a desenvolver soluções digitais voltadas para demandas reais do mercado. Aplicando metodologias como Lean Startup, Design Thinking e validação de MVPs (Produtos Mínimos Viáveis), os estudantes criaram propostas inovadoras, reforçando a formação técnica com uma vivência prática de negócios.

“Foi muito além de um projeto de sala de aula. Os estudantes vivenciaram uma trilha prática de empreendedorismo e entregaram soluções reais, completas, com olhar técnico e de mercado. Essa experiência fortalece a formação e aproxima os alunos do ecossistema de inovação”, explicou o professor Kaio Alexandre.

Durante o Demoday, as equipes apresentaram seus projetos para uma banca formada por empresários, professores, desenvolvedores e representantes do ecossistema de inovação, em um ambiente de avaliação e troca de experiências. As soluções apresentadas revelaram o potencial dos jovens talentos e a importância de espaços que incentivem a inovação desde o ambiente acadêmico.

“Acompanhar esses jovens criando soluções viáveis e com alto nível técnico mostra o quanto o talento está distribuído — mas as oportunidades nem sempre estão. O Startup Garagem é sobre isso: ativar o potencial empreendedor onde ele está, dentro das instituições públicas, nos bairros, nas juventudes periféricas”, destacou Rangel Miranda, Analista de Inovação do Sebrae Rondônia e Head de Startups.

Conheça as soluções desenvolvidas:

  • SmartCota – Sistema para organização de cotações empresariais.
  • JAColors – Ferramenta para geração e gestão de paletas de cores.
  • Solarize – Plataforma para simulação e orçamento de projetos de energia solar.
  • NutriMe – Sistema de cálculo de indicadores nutricionais e bem-estar.
  • Folha Certa – Geração de folhas de resposta e gabaritos para simulações de provas.
  • Feelings Diary – Aplicativo para registro de emoções e mensagens positivas.
  • CvFlash – Gerador de currículos com templates personalizáveis.
    AdequaLGPD – Ferramenta de avaliação de conformidade com a LGPD para micro e pequenas empresas.

“A gente começou achando que seria só mais um projeto de faculdade, mas quando vimos já estávamos falando com clientes reais e testando soluções de verdade. Foi uma virada de chave”, compartilhou Felipe Resky, integrante da equipe SmartCota.

A parceria com o Sebrae foi essencial para a realização e o sucesso da iniciativa. Ao abrir as portas do Sebraelab para o Demoday e acompanhar todo o processo de incubação das ideias, o Sebrae reafirmou seu compromisso com a formação de uma nova geração de empreendedores digitais em Rondônia.

“O Sebrae acredita na inovação como ferramenta de transformação social e econômica. Ver o Sebrae sendo ocupado por jovens universitários, criando negócios e pensando soluções com base em tecnologia, é a materialização do nosso propósito de preparar Rondônia para o futuro”, afirmou Carlos Eduardo, Diretor Técnico do Sebrae em Rondônia.

Com base nos resultados obtidos nesta edição, o Sebrae em Rondônia já articula a ampliação do Startup Garagem para outras instituições de ensino superior, públicas e privadas, em diferentes regiões do estado.

“Estamos semeando uma nova geração de empreendedores digitais em Rondônia. O Sebrae é a casa da inovação, e quando abrimos esse espaço para os estudantes, eles mostram que estão prontos para construir o futuro agora”, concluiu Rangel Miranda.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae em Rondônia, acesse www.sebrae.ro, ligue gratuitamente para 0800 570 0800, visite a loja virtual em sebrae.ro/loja ou acompanhe as redes sociais do Sebrae (@sebraero no Instagram, TikTok, Facebook, LinkedIn e YouTube).

-

-