Aproveitando a presença de lideranças das diversas entidades representativas de todo o Brasil no Ciclo de Debates realizado na terça-feira (20), em Brasília, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) realizou no período da tarde a 1ª Reunião Extraordinária do seu Conselho Deliberativo.
A reunião foi marcada pela apresentação de novas frentes de atuação, oportunidades de negócios e divulgação de calendário da CACB para os próximos meses. Contudo, a participação de Rondônia foi um dos pontos altos desta 1ª reunião. O governador Marcos Rocha e representantes do Sebrae RO tiveram a oportunidade de apresentar as potencialidades do estado e enalteceram indicadores que mostram como Rondônia tem se destacado em toda a região norte.
Para o governador, Marcos Rocha um dos maiores atrativos para o investimento em Rondônia é a sua posição geográfica. Para ele, o estado é um eixo amazônico. “O militar sempre analisa a questão da posição do local no mapa, e aprendi a analisar as vantagens. Rondônia está no coração da região Amazônica e tem ligação com Manaus, Peru e os tradicionais caminhos ao Centro-Oeste e Sudeste”, pontuou Marcos Rocha, que é coronel da Polícia Militar.
Junto ao governador rondoniense, também estiveram presentes na reunião da CACB o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RO e presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer), Marco César Kobayashi, o diretor-superintendente do Sebrae RO, Clébio Billiany de Mattos, e os conselheiros do Sebrae em Rondônia, Cícero Noronha (Feempi) e Marília Pimentel (Unir).
“Foi de extrema importância a presença do nosso governador na reunião da CACB, mostrando o que Rondônia tem de mais importante, no que diz respeito à Economia, à Educação, à Política, às Boas Práticas. Foi um momento também para apresentarmos os convênios que o Estado tem com o Sebrae, que já estão encaminhados, para o atendimento das Micro e Pequenas Empresas e do Agronegócio. Além disso, foi ressaltado o compromisso do nosso governador junto à Lei de Liberdade Econômica, que tem também o Sebrae como um dos intercessores, um dos intermediadores”, detalhou o diretor superintendente do Sebrae RO, Clébio Billiany de Mattos.
Ao convidar os representantes rondonienses para a sua primeira Reunião Extraordinária, a CACB abriu um importante espaço para que o estado de Rondônia apresente, a nível nacional, todas as conquistas que vem alcançando ao longo dos anos.
“O governador teve um excelente espaço para uma ampla e intensa abordagem, apresentando o estado de Rondônia, com todas as usas características de desenvolvimento econômico, focando, por exemplo, o Agro, a nossa qualidade na produção de café, de cacau, tambaqui. O governador abordou ainda a Política de Incentivo fiscal do estado de Rondônia, que vem sagrando-se como uma das melhores políticas de incentivo fiscal e quem tem como objetivo atrair novos investimentos e fortalecer a economia e a geração de emprego”, destacou o conselheiro do Sebrae RO, Cícero Noronha.
Empossada em abril deste ano no Conselho Deliberativo do Sebrae RO após assumir a reitoria da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), a professora Marília Pimentel se mostrou bastante satisfeita com o destaque dado ao estado durante a reunião na CACB. “O estado de Rondônia tem se destacado no cenário nacional em decorrência do pujante crescimento socioeconômico. Nos últimos anos o governo de Rondônia investe em inovação, educação, incentivos fiscais e desenvolvimento de um modo geral. Isso impacta positivamente para atração de empresas que percebem possibilidade de negócios em Rondônia. A apresentação do governador na reunião do CACB suscitou debate na plateia e mostrou o potencial do estado. Foi uma apresentação excelente do ponto de vista de mostrar as potencialidades do nosso estado”, entaleceu Marília Pimentel.
Para o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RO e presidente da Facer, o convite feito pela CACB reflete no bom momento vivenciado pelo estado. “Hoje Rondônia vem se destacando no cenário nacional quando o assunto é economia. A capacidade dos empreendedores em gerar renda e um ambiente propício para fazer bons negócios, vem atraindo olhares de investidores no Brasil e exterior. Por isso fica o nosso agradecimento à CACB, que abriu esse importante espaço para divulgarmos ainda mais o nosso estado”, finalizou Marco César Kobayashi.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou ligar gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero)