Entre os dias 23 e 25 de julho, uma equipe do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae/RO), com apoio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RO), esteve em Pedras Negras, às margens do Rio Guaporé, para uma missão especial à comunidade de remanescentes quilombolas, onde o acesso é feito apenas via fluvial ou aéreo.
“A visita à Pedras Negras foi extremamente enriquecedora. Identificamos um potencial significativo para o Turismo que pode trazer benefícios econômicos, além de promover a cultura local ao mesmo tempo”, afirmou Sirlei Cruz da Silva, gerente da unidade regional do Sebrae em Rolim de Moura.
Representantes do Sebrae e da Emater passaram dois dias na comunidade, realizando diversas reuniões com líderes locais, ouvindo os moradores e conhecendo de perto as práticas culturais e as riquezas naturais que Pedras Negras tem a oferecer. Toda a ação teve como foco identificar e potencializar oportunidades de empreendedorismo na comunidade.
“Nosso objetivo é trabalhar junto com a comunidade para criar estratégias que fomentem o empreendedorismo e promovam o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico de Pedras Negras”, reforça Jaqueline Rosa, gerente regional da Emater em São Francisco do Guaporé.
Durante a visita, foram discutidas várias iniciativas e estratégias que podem alavancar o turismo na região, incluindo a promoção das tradições culturais, o desenvolvimento de roteiros turísticos e a criação de toda uma infraestrutura necessária para atrair e acolher visitantes interessados em conhecer a história e as práticas tradicionais da comunidade quilombola em Rondônia.
Os moradores foram bastante receptivos à equipe do Sebrae/RO e da Emater e fizeram questão de enfatizar a importância de manter a autenticidade e o respeito pelas tradições locais ao desenvolver novos projetos. Conforme pontuado pela equipe do Sebrae em Rondônia, a parceria da Emater foi fundamental nesta primeira visita, proporcionando um suporte adicional em questões técnicas e práticas relacionadas ao desenvolvimento rural e ao empreendedorismo.
“Estamos entusiasmados com as possibilidades que vimos aqui. A combinação de cultura rica e um cenário natural deslumbrante pode realmente ser um diferencial para Pedras Negras”, destacou Maria Tereza Marangon, analista-técnica do Sebrae RO. Também integrou a equipe do Sebrae na visita à comunidade, a analista-técnica Daniela Pantoja Araújo.
Quilombolas em RO
Cerca de seis mil negros escravizados foram transportados pela rota do rio Madeira e pelas rotas do Sul, até chegarem ao Vale do Guaporé, entre os anos de 1751 e 1772, para atuarem especialmente na mineração. A fuga desses escravos deu origem a diversos quilombos na região. O nome dado a Pedras Negras está relacionado ao refúgio de escravos provenientes de Mato Grosso.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou ligar gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).