A nova Reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), professora Marília Pimentel, foi convidada pela Federação das Entidades Estaduais de Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (FEEMPI), pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria (SIMPI) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae RO), para uma reunião na última sexta-feira (26), em Porto Velho.
-
O objetivo do encontro foi discutir uma parceria para o oferecimento de assistência contábil aos Micro e Pequenos Empreendedores (MEI). A ideia apresentada à reitora da Universidade consiste em um projeto que envolva os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da instituição, sob a supervisão dos professores, em uma rede de suporte e consultoria para os pequenos negócios.
-
“O que está acontecendo hoje é que o MEI está preso ao faturamento de R$ 81 mil por ano, há uns três ou quatro anos. Então ele vai bem no faturamento dele até junho ou julho, quando ultrapassa os R$ 81 mil. Aí então ele passa para uma nova categoria, de ME (Microempresa), mas ele só vai descobrir isso ao final do ano, quando for fazer a sua declaração anual e aí já tem alguns meses de multas, atrasos. Diante disso, muitos empreendedores acabam optando por fechar a sua empresa, e fecham com dívidas”, explicou o presidente da FEEMPI/SIMPI, Leonardo Calmon Sobral.
-
Conforme pontuou o diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia, Clébio Billiany de Mattos, hoje no estado de Rondônia existem aproximadamente 148 mil empresas abertas e, desse total, cerca de 95 mil são Microempreendedores Individuais. “Se a gente não der atenção a esses empreendedores agora, todos serão prejudicados! Afinal, eles têm grande relevância no estado, pois ajudam a girar a economia de Rondônia”, completou o diretor superintendente do Sebrae.
-
-
Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou ligar gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).