ASN RO
Compartilhe

Com apoio do Sebrae RO, artesãos rondonienses participam de Feira Nacional em Minas Gerais

A 34ª Feira Nacional de Artesanato realizada em Minas Gerais entre os dias 06 e 10 de dezembro contou com uma programação bastante diversificada, com oficinas, exposições, roda de conversas
Por Redação
ASN RO
Compartilhe

A 34ª Feira Nacional de Artesanato realizada em Minas Gerais entre os dias 06 e 10 de dezembro contou com uma programação bastante diversificada, com oficinas, exposições, roda de conversas, shows, entre outras atrações.

Neste ano, com o apoio do Sebrae RO e da Sejucel, seis artesãos rondonienses participaram da Feira em um stand preparado exclusivamente para eles mostraram todo o potencial e criatividade que existe em Rondônia.

Os artesãos Hadassah Oliveira, de Porto Velho, Lildes Agulhó Sanches, de Vilhena, Amadeus de Lima Brito, de Seringueiras, Daniel Ailto dos Santos, de Rolim de Moura, Raimundo Jucá de Oliveira, de Vilhena, Tony Cinta Larga, de Pimenta Bueno, foram os selecionados para representar o estado neste que é considerado o maior evento do gênero na América Latina. A Feira Nacional de Artesanato integra o Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Há 26 anos, Hadassah Oliveira, nome artístico de Cristiane Aparecida Oliveira Nascimento Nunes, dedica-se ao artesanato e hoje empreende por meio da Amazônia Bio Arte Sustentável, com destaque para a confecção de biojóias. “Essa foi uma excelente oportunidade. Minha gratidão ao Sebrae por tudo. Na minha opinião, a melhor vitrine de apoio ao nosso artesanato que temos. Hoje a minha especialidade é o desenvolvimento de peças com recursos da natureza, transformando da natureza jóias e utensílios e também multiplico conhecimentos dos mesmos caminhos que faço”, conta a artesã.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RO, Darci Agostinho Cerutti, ao apoiar estes artesãos, o Sebrae está proporcionando acesso a diversos mercados, a valorização e a apresentação do artesanato rondoniense para o mundo.

“Diretamente estivemos apoiando os artesãos participantes, mas indiretamente estamos também apoiando todos os artesãos que podem se beneficiar das ações que são geradas após esse evento, como investimento para desenvolvimento valorização do artesanato da região”, ressaltou Cerutti.

Segundo uma pesquisa do Sebrae Nacional, o artesanato brasileiro é responsável pela movimentação de R$ 100 bilhões por ano, o que representa 3% do PIB. Além da presença de diversos artistas convidados, a 34ª Feira Nacional de Artesanato realizada no espaço Expominas, em Belo Horizonte, contou também com exposição de parte do acervo do Museu Internacional da Arte NAIF (MIAN).

“Iniciativas como essa, não apenas para as feiras nacionais, e sim também com novos planos onde faremos mais parcerias com o Sebrae, poderemos assistir melhor esses artesãos, não só da capital, mas como de todo o estado de Rondônia. Para se ter uma ideia, a procura de artesão que não tem a carteira do artesão, foi um estouro devido às matérias que foram divulgadas, assim como fortaleceu a nossa busca ativa atrás desses artesãos que não estavam cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro está sendo cada vez melhor”, completou Robson Roni Matos da Silva, coordenador estadual de Cultura e coordenador estadual do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB/RO.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou ligar gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).