ASN RO
Compartilhe

Sebrae e Secretaria Estadual de Educação firmam parceria em prol de uma educação mais transformadora, dentro das escolas

Na reunião foram construídas agendas e acertadas ações conjuntas, e outros desdobramentos serão firmados ainda em 2023 e mais fortemente em 2024 por todas as instituições presentes. 
Por Redação
ASN RO
Compartilhe

Na manhã de terça-feira, 04 de julho, a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia da Silva, recebeu representantes do Sebrae em Rondônia para conectarem soluções em prol de um resultado mais significativo na sociedade, por meio de uma educação que favoreça o desenvolvimento de competências e comportamentos necessários, de forma que os estudantes tenham mais oportunidades de inserção no mundo do trabalho e de construção de uma sociedade mais plena.

Para que esse propósito seja alcançado foram apresentadas todas as frentes de atuação e outras em estudo que a Seduc já possui em sua programação ou planejamento de implantação de 2023, bem como o que vem planejando para 2024.

O diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Clébio Billiany de Mattos, e o gerente da Unidade de Articulação Institucional, Emerson Pinduka, apresentaram soluções e a forma transversal de sua atuação em todos os níveis educacionais, sem gerar impacto nos planejamentos já instituídos pela Seduc em suas escolas.

Durante a pauta, a secretária de Educação enfatizou a importância de termos diversidade de atuação, seja online, seja presencialmente, considerando as particularidades e limitações nas linhas de fronteiras do estado, onde a educação precisa chegar igualmente de maneira eficiente.

“Temos uma visão de que o Brasil é o país do futuro, e ao mesmo tempo de que nossas crianças serão o nosso futuro. Então, para que daqui a dez anos, não sejamos ainda o país do futuro, precisamos, hoje, ter dentro da sala de aula uma educação mais robusta e completa, focada no desenvolvimento do educador e na preparação do igual protagonismo por parte de cada um dos discentes, que se encontram em sala de aula. E é aí que a educação empreendedora do Sebrae entra, dando aos jovens a oportunidade de desenvolverem, ainda em ambiente escolar, as competências que divergem as pessoas de sucesso das pessoas que não as têm, sem gerar mais trabalho para os professores, esse é o JEPP”, disse Clébio Billiany de Mattos.

Ao final, a secretária sinalizou a autorização para formalização de um convênio, que visa à capacitação do seu quadro de profissionais para que integralizem o grupo de heróis que multiplicam os conhecimentos sobre as competências e comportamentos empreendedores junto aos alunos, mediando o aprendizado para que eles sejam protagonistas de seu futuro.

Ainda estava presente a Sylvana Ventura da Silva Nunes, diretora pedagógica e representante do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (IDEP), que, de pronto, após as falas da secretária de Educação e do diretor superintendente, inseriu-se como componente desta integração educacional em prol de uma sociedade rondoniense com maiores oportunidades.

Nesta reunião foram construídas agendas e acertadas ações conjuntas, e outros desdobramentos serão firmados ainda em 2023 e mais fortemente em 2024 por todas as instituições presentes.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).