Na primeira sexta-feira de julho, dia 7, acontece o 1° Seminário do Chocolate em Jaru. O evento será realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ), trazendo temáticas como a Valorização e Verticalização do Cacau.
O encontro é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae RO) e conta com apoio de entidades parceiras, como a Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), a comercial agrícola SemeAgro, a Prefeitura Municipal de Jaru, o Banco da Amazônia e também a ACIJ.
O evento é gratuito e voltado aos produtores rurais de cacau e empresários que trabalham com o chocolate, derivado do fruto. No seminário serão ministradas várias palestras, sobre temas como a Valorização do Cacau, com Fábio Sicília, e a Experiência na Fábrica de Chocolate Dengo na Bahia, com Marcone Oliveira. Haverá também um Talk Show e a apresentação da Linha de Crédito do Pronaf, voltada ao Cacau.
A expectativa atual para o Seminário envolve a participação de 200 pessoas. O número pode ser ainda maior, uma vez que existe a possibilidade de caravanas de outros municípios participarem do evento.
“Temos a expectativa de que o público conheça e valorize o subproduto do cacau, dando importância para a comercialização local e estadual. Queremos que as empresas possam aderir ao consumo e a comercialização dos chocolates e seus derivados, de modo que a população consuma o que é produzido aqui, pelos nossos produtores regionais”, enalteceu a analista técnica do Sebrae em Rondônia e organizadora do Seminário do Cacau, Marcileide Zirondi.
Vale destacar que os subprodutos do cacau, além de englobarem a produção do chocolate, também podem ser utilizados para a produção de mel, geleia, licores e nibs.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).