O mês de maio reuniu, em um só espaço, o maior evento de tecnologia e inovação do mundo. O Web Summit Rio aconteceu entre os dias 1 e 4 de maio no espaço Riocentro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e o Sebrae Rondônia esteve por lá.
Diretores e técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia participaram, junto com nove Startups rondonienses, do evento que contou com mais 100 horas de palestras, masterclasses e sessões de networking para os participantes.
Entre estas startups está a ES Developer, sediada em Cacoal. Fundada em 2020 por Eder Santini e Shirley Santini trata-se de uma startup de hardware que tem como objetivo desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para diversos setores, desde a indústria até o entretenimento. “Um dos principais projetos da ES Developer é a ES32Lab, uma placa de desenvolvimento que permite a prototipagem de sistemas eletrônicos de forma ágil e simples. Com essa placa, a startup busca tornar o estudo de robótica, IoT e automação mais acessível e democratizar o acesso à tecnologia”, explica Eder.
Sobre a Web Summit Rio, o founder da ES Developer, se mostrou bastante impressionado e satisfeito com a participação no evento. “Eu achei o Web Summit simplesmente fantástico. Foi uma experiência única e enriquecedora estar presente em um evento de tamanha magnitude. Poder participar do maior evento de tecnologia e empreendedorismo do mundo, especialmente em sua primeira edição fora da Europa, é um privilégio para poucos”.
Eder Santini também faz questão de ressaltar a parceria com o Sebrae Rondônia “Em resumo, o Sebrae é a alma da minha empresa. Sua contribuição é inestimável para o crescimento e desenvolvimento do meu negócio e sou imensamente grato por todo o apoio recebido. O Sebrae tem me direcionado para cursos e mentorias valiosas, como o Empretec, que foi uma verdadeira transformação na minha jornada empreendedora. Também tem me auxiliado no processo de registro de marcas e patentes, garantindo a proteção dos meus produtos e ideias. E não posso deixar de mencionar as oportunidades que o Sebrae tem me proporcionado, como participar de missões como a Bosa Summit em São Paulo e o Web Summit Rio 2023. Essas experiências têm ampliado meu conhecimento, conectado com outros empreendedores e aberto portas para novas parcerias e negócios”, pontua o empreendedor rondoniense.
Outra startup que fez parte da missão do Sebrae Rondônia para a Web Summit Rio é de Porto Velho, a Edutech Renata Luz Cursos e Treinamentos. “Participar da missão do Sebrae foi um ponto chave, pois proporcionou aos empreendedores selecionados a participação no Web Summit Rio, a maior conferência de tecnologia e inovação do mundo, que aconteceu pela primeira vez no Brasil. Além disso, fui apresentada a alguns atores do ecossistema nacional, o que me garantiu uma ampliação de networking. Sem falar na oportunidade de estar em um evento onde vários países estavam apresentando novas tecnologias e ampliando ainda mais as possibilidades”, ressalta Renata Luz.
O Web Summit Rio 2023 reuniu mais de 900 startups e atraiu um público aproximado de 21 mil participantes. Representando o Sebrae RO, participaram da missão os diretores Alessandro Crispim Macedo e Eduardo Valente e os técnicos Rangel Miranda e Carolina Garcia.
-
Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou lingando gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).