Com a chegada do Carnaval a economia criativa aflora e podemos identificar o impacto cultural no empreendedorismo do estado. O bloco carnavalesco “Banda do Vai Quem Quer” é uma tradição rondoniense que movimenta o mercado e aumenta a geração de renda nessa época do ano. Este ano, o bloco está marcado para o dia 18 de fevereiro, em Porto Velho.
Fundado em 1980, o Vai Quem Quer é o maior bloco carnavalesco da Região Norte, são esperadas mais de 100 mil pessoas no desfile. A presidente da banda, Sicília Andrade, afirma que existem cerca de 5 mil pessoas envolvidas na realização do evento.
“Movimentamos a economia do estado no mês de fevereiro, todas as lojas estão preparadas para o carnaval, trabalham em torno da banda mais de mil ambulantes na banda. Empregos diretos e indiretos são gerados”, afirmou a presidente da banda.
Sicília ainda diz que muitos turistas vêm para cidade para aproveitar as festas da capital, movimentando assim o turismo local: “Os primeiros 50 abadás foram vendidos para uma família de Rio Branco, eles alugam um ônibus e se programam para vir especialmente nessa época do ano”.
Segundo o analista técnico do Sebrae Dayan Saldanha, “a economia da cultura gera muitas oportunidades. Não é apenas uma manifestação cultural, é um grande multiplicar de negócios traduzidos nos empreendedores que customizam fantasias e abadás, nos vendedores de alimentação e bebidas, músicos, artistas, entre tantos. Precisamos enxergar a economia criativa como um grande impulsionador de emprego e renda”.
A economia do Carnaval é fomentada pela criatividade de seus participantes, que conseguem criar ideias de fantasias, carros alegóricos, enfeites e outros aspectos que compõem o evento. Essa criatividade permite que o Carnaval ofereça oportunidades para as empresas locais se beneficiarem do aumento do turismo durante esse período.
O fluxo de visitantes ajuda a gerar receita para empresas em setores como hotelaria e se torna um grande exemplo de como a criatividade pode ser usada para gerar crescimento econômico de forma sustentável.
Para mais informações ou dicas de como a economia criativa pode alavancar o seu negócio, procure uma das unidades regionais do Sebrae em Rondônia.
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
Imagens: Roni Carvalho.