Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
ASN RO
Compartilhe
ASN RO
Compartilhe

O evento foi realizado na sede do Sebrae no município de Ji-Paraná. Durante três dias, segunda, terça e quarta-feira (13 a 15), aconteceu o Seminário Sucessão Familiar e Profissional. O objetivo foi preparar empresários de empresas familiares para o momento da sucessão, seja passada para um membro da família ou para profissionais de fora, para que o negócio continue e se consolide no mercado.

“Esse Seminário Sucessão Familiar e Profissional aconteceu em Porto Velho e agora está sendo realizado em Ji-Paraná, e como resultado desse evento muitos empresários estão participando desse tema, que é primordial para micro e pequenas empresas que são atendidas pelo Sebrae Queremos que elas durem, permaneçam no mercado por muitos anos, e nada melhor que trabalhar sobre sucessão familiar e profissional”, afirmou Patrícia Perioto, analista do Sebrae em Rondônia.

Para a também analista do Sebrae em Ji-Paraná Liah Sabino, o seminário é uma reflexão, já que poucas empresas param para pensar nesse assunto e às vezes são surpreendidas com situações que requerem uma decisão urgente. “Durante a pandemia nos deparamos com muitas empresas que perderam seus entes queridos e que não tinham um plano de sucessão pronto. O Sebrae, juntamente com seus parceiros, como a Cooperativa Sicoob Centro, Tendas Colombo e Móveis Amazônia, trouxeram essa pauta para preparar os empresários àa sucessão, seja com um herdeiro ou um talento dentro da empresa”, explicou Liah.

“Estar participando desse evento junto com o Sebrae é um prazer, falar o que o Sicoob Centro vem a contribuir nesse seminário com o tema sucessão familiar. Falamos sobre a importância do seguro prestamista, do seguro de vida com esse tema, e está sendo gratificante participar desses três dias de evento”, falou Jacqueline Caetano, gerente comercial da Sicoob Centro de Ji-Paraná.

“Esse seminário é a cereja do bolo de um projeto que começou na formação de instrutores e palestrantes. Passamos pelos níveis básico e intermediário, culminando agora com o nível avançado, em que os analistas do Sebrae foram capacitados para estarem no palco, mas no sentido integral: planejando, organizando, executando, palestrando, conduzindo o talk show, aplicando dinâmica de grupo, enfim, estando à frente de um evento de forma integral. A ideia realmente é, através dessa capacitação, que eles possam levar para casa um pouco desse toque especial que foi produzido com todo cuidado e carinho”, exclamou Emmanuel Lourenço, consultor do Sebrae em Rondônia.

Para o advogado José Vitor, é uma satisfação participar desse seminário com um tema tão importante. “Estou muito feliz em participar desse evento realizado pelo Sebrae e dizer da importância dele que é para mudar, para melhorar a cultura da organização, do planejamento tributário, da governança corporativa e do planejamento sucessório. A importância disso para o empresariado é transformar muitas empresas familiares, cerca de 95% delas no Brasil, para que possam continuar sem que haja prejuízo no caso de afastamento ou falecimento de um dos empresários. Então, pensar no planejamento sucessório é se afastar cada vez mais de um inventário caro, demorado e que muitas vezes acaba por eliminar ou até mesmo atrapalhar a continuidade dessas empresas”, alertou.

“É muito importante ações como essa que visam não só integrar o setor empresarial para dentro do Sebrae, mas também formar, capacitar a equipe do Sebrae para melhor atender às micro e pequenas empresas de Rondônia. Parabéns à organização, e sucesso às equipes do Sebrae por esse evento grandioso realizado aqui em Ji-Paraná”, concluiu Everton Melo, presidente da Associação dos Jovens Empresários – AJE.

Celso Aparecido tem um negócio familiar e afirmou que nunca tinha pensado nessa questão da sucessão. Ficou surpreso com o seminário. “Confesso que antes eu não tinha pensado nisso até o Sebrae me mandar um link convidando para esse evento, passei a buscar informações sobre esse assunto e agora estou bem mais informado com as palestras para que possa dar continuidade ao meu trabalho e à minha empresa”, disse o empresário.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas