No dia 13 de dezembro, no Palácio da Artes, em Porto Velho, o Sebrae realizará o evento interno de celebração. Nele estarão presentes todos os funcionários da casa que serão homenageados pelos anos de serviços prestados.
Durante a cerimônia serão abordados os avanços da gestão, que foi marcada pela automação de processos e avanços nas cadeias produtivas prioritárias. A transformação digital foi uma das melhorias que a gestão encontrou para superar os efeitos da pandemia.
A gestão foi marcada pela transparência e integridade e cumpriu com o Programa de Integridade Corporativa em todas as suas ações. Suas iniciativas se tornaram públicas, e foi instaurada uma ferramenta administrativa que ajuda a assegurar que a empresa atue de forma correta e ética, ao mesmo tempo em que atende aos seus objetivos de negócios, o compliance.
O Sebrae em Rondônia, logo no início do período de quarentena, adotou medidas que visaram a uma rápida adaptação a um novo modelo de atendimento. A instituição já vinha dando passos largos em direção à transformação digital do Mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo, na sigla em inglês). Já vinha realizando, há algum tempo, conexão com ecossistemas consagrados mundialmente em inovação e tecnologia. Experiências com o Vale do Silício (EUA) e países como China e Coreia do Sul já vinham sendo realizadas com empreendedores de Rondônia.
Ao longo dos anos foram realizadas diversas missões que buscaram conhecimento, inovação e avanço da instituição e do estado de Rondônia. Em 2022, o Sebrae realizou uma viagem de imersão no ecossistema de Portugal, a Missão Israel, voltada ao aprendizado de utilização de recursos, e outras.
Outro marco da gestão foi a construção do SebraeLab em Porto Velho, em janeiro de 2020, um espaço criado para fomentar a inovação. Este ano, o espaço se tornou um dos principais destinos de discussões sobre o ecossistema de inovação local. Também foi inaugurada a oitava unidade regional do Sebrae, no município de Jaru, no ano de 2020.
O Sebrae lançou o primeiro mapeamento do ecossistema de inovação de Porto Velho e idealizou um plano de ação para o desenvolvimento local. O mapeamento contou com quatro workshops, mais de 30 participantes, cerca de 20 instituições e mais de 30 horas de trabalho.
A gestão também teve como marco o estímulo da competitividade na piscicultura, cacau, café e pecuária leiteira. O Sebrae realizou um dos maiores eventos de piscicultura do Brasil, 1.300 pessoas participaram do evento. No setor cafeeiro, Rondônia venceu o prêmio Coffe of The Year como o melhor café do Brasil.
O produtor rural Deoclides Pires, é um dos atendidos pelo Sebrae e este ano conquistou o primeiro lugar no IV Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil. E vai representar o Brasil no concurso mundial de qualidade de cacau em 2023, o Cocoa of Excellence.
O Sebrae firmou um convênio em parceria com a prefeitura de Buritis, que tem como objetivo proporcionar a melhoria do padrão genético do rebanho de gado leiteiro de pequenos produtores rurais selecionados do município de Buritis.
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).