Foi aberta no sábado (3) a primeira edição do Amazônia Summit. O evento, que é promovido pelo Sebrae no Pará e integra a programação da 9ª edição da Pará Negócios, seguiu no domingo (4), das 10h às 22h, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, na capital paraense, com uma ampla programação de capacitação e exposição e comercialização de produtos e serviços de empreenderes de oito estados da Amazônia Legal, que fazem parte do Programa Inova Amazônia.
O Amazônia Summit reuniu empreendedores expositores, instituições de ciência e tecnologia, hubs de inovação e investidores em uma área de 2.538 m², que puderam se conectar entre si e com os visitantes do espaço, que estava dentro de uma das maiores feiras de negócios da Região Norte, que é a Pará Negócios.
O evento marcou o encerramento de atividades iniciadas em 2021 pelo Programa Inova Amazônia, iniciativa do Sebrae que tem como objetivo fortalecer e impulsionar o desenvolvimento econômico e social em oito estados da Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Rondônia, Roraima, Tocantins e Pará, onde foram beneficiadas 240 empresas na área de bioeconomia, sendo 24 delas paraenses, estado pioneiro na iniciativa.
A programação de capacitação reuniu 17 painéis com discussões sobre diversos temas relacionados a bioeconomia, inovação e sustentabilidade. No espaço de exposição e comercialização foram apresentados produtos e serviços de 108 empreendedores atendidos pelo Inova Amazônia, entre farofas funcionais, chocolates feitos de produtos da Amazônia, açaí de vinho, café de açaí, biojoias feitas de látex, azeite de castanha, carne de jaca, vinagre de cacau, pomada de sebo de carneiro, produtos feitos de copaíba e serviços de ecoturismo.
No palco Startups, empresas fizeram apresentações de impacto, os chamados pitchs, dos negócios. Já no espaço Catalisa Hub, pesquisadores que trabalham com temáticas inovadoras apresentaram as iniciativas. No Hub Sebrae foram apresentadas soluções digitais para pequenos negócios.
Participaram do evento 12 empresas de Rondônia, sendo elas: Amazô Kombucha, Biotecland, bussula.farm, Cooltivando, Coopax, Meu Pé de Árvore, Pura Amazônia, ReSeBa, Saboaria Rondônia, Floresta Hub, Scan Beauty e Smart Active.
A Amazô Kombucha é a primeira e única kombucharia registrada no estado – o setor exige o registro para comercialização. A empresa comercializa com quatro cidades de Rondônia e com o estado do Mato Grosso, e suas vendas chegam a mil garrafas de bebida por mês.
Gabriela Zolinger é CEO da kombucharia e participou do painel sobre superalimentos. E foram abordados os novos rumos de mercado de alimentos e bebidas no segmento da bioeconomia.
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).