-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Deoclides Pires da Silva venceu em primeiro lugar o IV Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil, pela categoria varietal. A premiação aconteceu na última sexta-feira (25), em Belém (PA).
O Sebrae em Rondônia acompanhou a trajetória do produtor, que também faz parte do projeto Cacau Sustentável de Rondônia, onde participa ativamente das ações. Deoclides se destaca pelo alto índice de produtividade e pela variedade de produtos produzidos, e contou com o apoio do Sebrae em todas as etapas do concurso.
Com o resultado Deoclides vai poder representar o Brasil no concurso mundial de qualidade de cacau em 2023, o Cocoa of Excellence.
“Nós concorremos com uma variedade de cacau que é rotulada como um cacau que não dá chocolate, mas segundo os técnicos o cacau CCN51 de Rondônia é diferente, e conseguimos produzir chocolate. Ficamos em primeiro lugar, e esse é um prêmio de todos os produtores do estado. Agradeço ao emprenho do Sebrae, que deu todo o incentivo e apoio logístico”, avaliou Deoclides Pires.
O projeto Cacau Sustentável de Rondônia tem como objetivo promover ações de inovação, tecnologia e inteligência de mercado. Essas ações estão sendo desenvolvidas visando aumentar a produtividade dos produtores e a qualidade do produto, focando em melhores resultados financeiros e num melhor posicionamento da produção do estado em nível nacional.
O Sebrae é apoiador do Concurso de Qualidade de Cacau, que já teve outras três edições, onde foram premiados produtores da Bahia, Espírito Santo, Pará e Rondônia. Foram recebidas 36 amostras na categoria varietal, que é uma variedade de chocolate feita a partir de uma única espécie da fruta, e, após análises físico-químicas, sensorial de amêndoas não torradas e averiguação inicial dos questionários respondidos, chegaram no resultado dos dez finalistas.
“É uma felicidade enorme ter um produtor do nosso estado recebendo o maior prêmio de qualidade do cacau do Brasil. Acreditamos que o apoio faz a diferença, e estamos à disposição dos nossos produtores. O setor cacaueiro mostra um alto nível de crescimento, mas a qualidade e a sustentabilidade são os nossos focos principais. Parabenizamos o senhor Deoclides pela grande conquista e continuaremos juntos”, disse Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae.
Produtores rurais e técnicos também estiveram em Belém, no período de 23 a 25 de novembro, para visitas técnicas. Entre os locais visitados estavam a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Indústria de Chocolate Da Cruz, a Ilha do Combu – Indústria de Chocolate e a Indústria de Chocolate Gaudens. O Centro de Inovação do Cacau (CIC) realizou uma programação que discutiu os painéis sobre a cadeia do cacau.
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).