Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
ASN RO
Compartilhe
ASN RO
Compartilhe

O brasileiro Vitor Mendes é um chef de cozinha, que reside nos Estados Unidos. Vitor é um dos dez competidores selecionados para participar do concurso gastronômico realizado pela marca italiana San Pellegrino, Competition Areas & Countries. A primeira prova da competição aconteceu na segunda-feira (24), e o chef escolheu o peixe tambaqui para compor seu prato.

A competição tem como objetivo incentivar jovens chefs de todo o mundo, nessa etapa os dez selecionados disputam a vaga para representar os Estados Unidos na final do concurso que acontecerá na Itália, no próximo ano.

Os jovens cozinheiros tiveram que responder com seu prato à pergunta: “Que mensagem, história e identidade gostariam de transmitir através deste prato?”. Para isso, Vitor buscou referências que melhor representassem suas crenças. Mesmo representando a cidade de Nova York, o brasileiro escolheu uma espécie de peixe da Amazônia brasileira para a realização da prova.

“Participar dessa competição está sendo incrível, a San Pellegrino é uma marca muito reconhecida na gastronomia mundial. Estou disputando a vaga para representar os Estados Unidos em uma competição mundial, e escolhi um peixe brasileiro para isso, vai ser uma decisão difícil, mas estou muito feliz só em estar aqui”, afirmou o cozinheiro Vitor Mendes.

O peixe tambaqui da Amazônia foi disponibilizado pela Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (Acripar), que contou com o apoio do frigorífico Friocenter para o envio do peixe fresco, que foi servido pelo chef de maneiras diferentes com acompanhamentos típicos da região amazônica.

“Os jurados ficaram fascinados com o nosso peixe, todos estavam curiosos para entender como eu consegui aquele peixe e qual era a história daquela espécie. Foi muito divertido, acredito que tenham gostado bastante, já que o prato voltou limpo”, disse o chef.

“O Sebrae é um dos protagonistas nesse cenário, temos uma parceria de longa data e iniciamos o projeto Peixe da Amazônia, que possibilitou a organização da cadeia produtiva. Continuamos empenhados nesse processo, que é fundamental, já que o tambaqui produzido em Rondônia não tinha visibilidade. O tambaqui é o peixe mais especial da Amazônia, seu sabor e textura são únicos, além da qualidade de sua proteína”, avaliou o presidente da Acripar e coordenador de Aquicultura da Confederação Nacional da Agricultura, Francisco Hidalgo, que acrescentou: “Enviar o tambaqui foi uma missão desafiadora para sua entrega in natura nas mãos do chef. Estamos muito felizes de termos o tambaqui participando de uma competição mundial, com um dos dez melhores chefs da América do Norte. Isso é muito bom para a visibilidade do peixe da Amazônia”.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas