O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) marcou sua participação ativa no 7° Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), que aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro no município de Cacoal. O evento foi realizado pelo Sebrae em Rondônia e pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). Inscreveram-se para o evento 157 cafeicultores de 20 municípios de Rondônia.
O Concafé 2022 contou com a premiação dos melhores cafés do estado, com a degustação de cafés e com muita inovação para o setor cafeeiro amazônico. Estavam presentes diversos parceiros e patrocinadores, entre eles a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a cooperativa de crédito Sicoob Credip.
O produtor Édio Felberg é um dos atendidos pelo projeto Cafeicultura de Rondônia Avança, e a sua propriedade foi eleita a mais sustentável de Rondônia nesta edição do Concafé 2022. O projeto conta com consultorias para certificação Fair Trade, os pilares são as questões voltadas à sustentabilidade, biodiversidade, uso sustentável da água, controle de pragas e outros. Esse projeto é um convênio firmado com a Seagri e tem como intuito levar aos cafeicultores seminários, oficinas e tecnologias para tornar as propriedades sustentáveis.
“Desde a primeira lavoura que plantamos já pensávamos na questão ambiental, surgiu uma oportunidade para participar do projeto Cafeicultura de Rondônia Avança, e esse projeto foi a base para todo o processo de sustentabilidade. Foi o Sebrae que realizou o diagnóstico para a certificação Fair Trade, tivemos visitas técnicas para conhecer o trabalho com café de qualidade e lá percebemos que café de qualidade está sempre trelado com sustentabilidade e aos cuidados com o meio ambiente”, afirmou o produtor Édio Felberg, que finalizou: “Conseguimos trabalhar a implantação da lavoura a partir das orientações dos agrônomos que o Sebrae em Rondônia ofereceu, e com isso formamos nossa base”.
Atualmente o produtor Édio Felberg participa do projeto Sebrae Inovação, onde ele estuda as questões voltadas para o mercado de vendas. Sobre a experiência Sebrae Inovação, o produtor disse: “Fui indicado para participar do projeto, onde pude voltar a desenvolver estratégias que avançam em relação à sustentabilidade do mercado. Fomos bicampeões de sustentabilidade do estado, e a certificação ambiental também é fundamental para nossas vendas”.
João Alves da Luz, da cidade de Cacoal, foi o vencedor da sétima edição do Concafé 2022, na qual ele conquistou 84 pontos. O café cultivado por ele e a família foi avaliado sendo um café delicado e suave. A segunda colocação foi de Edorli Kanaak, de Cacoal, que obteve 83,88 pontos. A terceira colocação também foi da cidade sede do concurso: Wilson Suruí obteve 83,81 pontos e garantiu a medalha de bronze.
“Gostaria de agradecer a todos pela oportunidade de estar no maior evento de café do estado e parabenizar o secretário de Estado da Agricultura, Janderson Dalazen, por todo o apoio, e a você, agricultor, que mantém a tradição do nosso café e ajuda na produtividade do nosso estado. É importante ressaltar ainda que a Embrapa, por meio da melhoria genética do nosso café, nos possibilitou estarmos aqui hoje”, disse o presidente do conselho do Sebrae em Rondônia, Hélio Dias, que completou: “O Sebrae faz a diferença no final dessa cadeia, dando todo o suporte necessário ao agricultor e para todo o setor. Você, agricultor, que precisa de ajuda, pode contar conosco”.
Desafio Koar Rondônia
O Sebrae em Rondônia participou ativamente do Concafé 2022 através do 1º Desafio Koar Rondônia, uma realização em parceria com a Seagri. O Koar Rondônia é um torneio onde se realiza o concurso de café filtrado. Foram levados sete baristas dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco para avaliar os cafés e visitar alguns produtores na região. Os baristas são profissionais especializados em extrair o melhor do café, seja ele expresso de máquina ou coado, bem como em preparar diferentes tipos de bebidas e drinks que têm como base o café, e agregar ao produto outros elementos.
“O barista é o profissional que está envolvido com a produção do café, com técnicas especializadas. Observamos a luta dos produtores para essa produção, e nós, baristas, lapidamos esse café para oferecer em forma de xícara e fazer com que o consumidor aproveite esse sabor da melhor forma”, afirmou Gabriel Guimarães, um dos baristas selecionados pelo Sebrae em Rondônia, que acrescentou: “Koar é um método de preparo do café, um método brasileiro e recifense, em que acreditamos e aplicamos. Agradecemos ao Sebrae em Rondônia por essa oportunidade, estamos aqui por causa deles”.
O objetivo do desafio Koar Rondônia, que utilizou o Café Robusta Amazônico na prova de preparação, é principalmente a integração entre os produtores com o preparo do café. Os sete baristas foram selecionados para ensinar técnicas especializadas de preparação, para as equipes competidoras.
“Nosso objetivo é buscar a ponta desse processo, que é o produtor, e promover essa aproximação com os baristas. Estou nesse ramo há 18 anos, e é um prazer enorme poder provar o café do Norte”, disse a juíza do desafio e barista Paula Dugheroff.
“Não faz sentido ficar só na cafeteria e não manter o diálogo com o produtor. Obrigada por esse contato, se andarmos juntos chegaremos mais rápido”, avaliou a barista Maíra Teixeira.
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).