Apesar de totalmente atípica, a Black Friday 2020 deve ser uma das melhores na história para as vendas online. Impulsionadas pela pandemia do coronavírus, todas as datas comemorativas registraram aumentos no e-commerce, neste ano, em relação aos anos anteriores. De acordo com pesquisa da Ebit, o Dia dos Namorados registrou aumento de 91%, seguido pelo Dia das Mães (68%) e pela Páscoa (61%). Em novembro, na Black Friday, o movimento se consolidará e marcará de vez a importância da presença digital para os empreendedores.
-
Para o analista de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Ivan Tonet, é preciso se preparar não só para a Black Friday, mas também para o pós-venda e a fidelização dos clientes atraídos pela data. “Sem sombra de dúvida, essa é uma das grandes datas para os comerciantes. Diante do cenário atual, com a pandemia, todas as datas comerciais registraram aumento das vendas online. Com a Black Friday, não será diferente. É importante se preparar e ter boas ações durante a data, bem como vislumbrar a oportunidade de fazer entregas positivas, de olho também na fidelização dos clientes, com ações que estimulem a recompra”, indica.
-
Ivan Tonet destaca que, neste momento, temos clientes bastante informados e conscientes, que já estão analisando os produtos que irão comprar e checando os preços para compará-los na Black Friday. “A pandemia fortaleceu bastante o e-commerce. Mais que bons descontos, o consumidor busca fazer bons negócios, no sentido da experiência da compra online. Então, vale a pena investir na experiência. Se puder, negocie os valores de frete, personalize a entrega, busque parcerias, envie brindes. Esse é o momento de conquistar e fidelizar o cliente ao seu produto ou serviço”, acrescenta.
-
Confira a seguir dez dicas práticas para a Black Friday:
-
Faça um planejamento – o primeiro passo é fazer um planejamento cuidadoso de como será a sua participação na Black Friday. Verifique em quais plataformas de vendas (site, redes sociais, marketplace) a sua empresa vai atuar e prepare uma campanha de divulgação. É importante que o seu cliente saiba, com antecedência, as promoções que a empresa vai oferecer. É fundamental também prever, nesse planejamento, quais produtos e serviços serão ofertados e com quais descontos a empresa vai atuar. O estoque também é outro item que não pode deixar de ser verificado. Além de vender, é fundamental entregar dentro do prazo combinado.
-
Seja verdadeiro e transparente – faça um portifólio honesto para a Black Friday. Os clientes já estão se preparando para essa data. Muitos já estão pesquisando preços e vão verificar se os produtos realmente estarão com desconto. Por isso, não coloque em risco a imagem do seu negócio oferecendo “Black Fraudes”. Deixe bem claro para o cliente qual o ganho real dele na promoção.
-
Use todo mês de novembro – prepare ações comerciais, promoções e publicidade para todo mês de novembro. Trabalhe com descontos semanais, convidando o consumidor para o grande dia, mas não perca a chance de aumentar as vendas durante os 30 dias.
-
Busque parcerias – busque outros micros e pequenos negócios para fazer combos e parcerias de serviços com preços atrativos. Dessa forma, dá para manter uma margem de lucro razoável e trazer alto valor agregado ao produto inédito. Um exemplo: se você tem uma hamburgueria, faça parceria com uma cervejaria artesanal ou se é lojista de roupas femininas busque fazer uma colaboração com um salão de beleza.
-
Invista todos os esforços em comunicação – estar com preços promocionais não adianta se as pessoas não souberem disso. Por isso, planeje com antecedência, invista em todas as plataformas online que você tem à disposição. Site, campanhas em marketplaces, posts diários em todas as redes sociais, sorteios e impulsionamentos também são válidos se você tiver caixa.
-
Foque nos seus pontos fortes – em lugar de colocar todos os produtos e serviços da empresa em promoção, mas com descontos irrisórios, prefira focar nos seus pontos fortes e oferecer promoções que realmente façam a diferença.
-
Negocie com seu fornecedor – só pode vender bem, quem compra bem. Por isso, negocie melhores condições com seu fornecedor para esse período. Assim você conseguirá oferecer uma melhor margem de desconto, se diferenciando da concorrência.
-
Lembre do seu cliente habitual – é mais fácil e barato manter o seu cliente mobilizado, do que buscar novos consumidores no mercado. Nessa Black Friday, entre em contato antecipadamente com os seus clientes e mantenha-os informados das promoções que você vai lançar.
-
Prepare sua estrutura – é imprescindível que as empresas estejam preparadas para o aumento do volume de internautas navegando em suas plataformas. A experiência da compra precisa ser feita com segurança e sem estresse. Não há nada que irrite mais um cliente do que páginas que não concluem as operações e travam insistentemente, impossibilitando a compra.
-
Brindes e combos – aproveite a Black Friday para aliviar o estoque de produtos que podem estar acumulados há algum tempo. Você pode oferecer brindes ou combos de produtos, em vendas associadas.
-
O Sebrae em Rondônia vem auxiliando os empreendedores do estado, orientando-os para este dia. Através de pílulas de conteúdos, check list e orientações diversas, os lojistas que estão antenados puderam ter acesso a dicas que podem potencializar a Black Friday, podendo alcançar melhores resultados. Ainda dá tempo, acesse www.sebrae.ro/wo1 para baixar o e-Book completo do tema.
-
Saiba mais sobre as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.
