Os municípios de Rondônia têm se organizado na forma de consórcios para buscarem em conjunto soluções de gestão de propostas de políticas públicas que sejam de interesse para fomentar o desenvolvimento territorial sustentável. O Cisan, que reúne 16 municípios, mais especificamente da região do vale do Jamari e o Cimcero, que congrega 47 municípios da região centro sul do Estado de Rondônia identificaram no Sebrae em Rondônia como um grande parceiro nas questões técnicas de suas respectivas atuações.
-
Nesta semana (23), em Porto Velho, as duas entidades consorciadas firmaram Termo de Cooperação Técnica com o Sebrae em Rondônia com intuito especialmente de fortalecimento do setor das agroindústrias por meio de articulação para melhorias em marcos legais e apoio as iniciativas que estejam alinhadas as competências das entidades envolvidas.
-
“Com compras em conjunto, com um levantamento de demandas, é possível reduzir custos, além de conseguirmos comprar o que almejamos, sejam medicamentos, equipamentos, e o Sebrae atua também na questão de Compras públicas”, disse Celso Lang, prefeito de Urupá, do Cimcero e da Associação dos Municípios de Rondônia (Arom).
-
Para presidente do Cisan, Evandro Epifânio, prefeito de Rio Crespo, a questão do Selo de Origem Animal pode ser uma das grandes conquistas: “é muito importante porque nos pequenos municípios, as agroindústrias e a agricultura familiar são importantes para economia e precisamos fomentar essas atividades”, disse ele.
-
“Vamos atuar no ajuste das legislações dos municípios, visando simplificar e melhorar o ambiente de negócios, especialmente nessa atividade que envolve os serviços de inspeção, para unificar a legislação, fomentando negócios entre produtos oriundos dos municípios de Rondônia, ampliando mercados e aumentando a produção em cada local”, comemorou Daniel pereira, diretor superintendente do sebrae em Rondônia.
-
Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Helio Dias, que é presidente também da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), é um apoio significativo: “Essas agroindústrias sempre precisaram de um apoio, especialmente na Responsabilidade Técnica dos produtos, sempre foi o ‘Calcanhar de Aquiles’ desse segmento e agora temos a possibilidade de destravar e gerar novas oportunidades, dando escala, redução de custos e aumento de produtividade”, disse ele.
-
Os consultores que farão os estudos técnicos já estão em fase de contratação por parte do Sebrae e devem em breve iniciar suas atuações, beneficiando o setor produtivo no Estado.
-
Saiba mais sobre as ações do Sebrae em Educação Empreendedora: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.
