Os últimos tempos têm sido muito desafiadores para todos, mas sobretudo para os empreendedores. As restrições sanitárias impostas pela pandemia causada pelo novo coronavírus causaram impactos nunca antes vistos, sobretudo porque estamos cada vez mais conectados e globalizados.
Mas é justamente essa conexão, de um mundo cada vez mais incerto e mutável, que faz se tornarem cada vez mais relevantes políticas de desenvolvimento que não apenas apoiem os pequenos negócios, mas que os preparem para a transformação digital, acelerada pela pandemia. Desta maneira estaremos indo em direção à sustentabilidade dos empreendimentos, seja na vertente ambiental, na social e principalmente na econômica.
Neste dia em que celebramos o Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas, fazemos uma reflexão sobre como as instituições podem ampliar o apoio a estes que acabam compondo mais de 95% de todo tecido empresarial do país e que geram mais da metade de toda mão de obra formal no Brasil.
Nesta nova realidade mundial, não apenas os empreendedores precisam se relacionar com quem está próximo fisicamente, mas, sobretudo, alcançar mais mercados, até os mais distantes. Para isso, é fundamental lançar mão de estratégias digitais de relacionamento, pois a transformação já ocorre diante de nossos olhos.
Além disso, é preciso simplificar processos e procedimentos e desburocratizar e abrir as portas do empreendedorismo, ampliando a possibilidade de geração de negócios. Não há programa social mais eficiente do que fomentar o empreendedorismo, a cultura empreendedora. Ampliando a cultura empreendedora é possível até retirar todo o ônus do Estado, pois a força do empreendedor brasileiro é capaz de movimentar a economia, gerando não apenas divisas, mas emprego, renda e cidadania.
Vamos todos, enquanto sociedade, unidos em prol dos pequenos empreendedores, comprar do mercado do bairro, do açougue da esquina, da loja da amiga, enfim, criar uma onda positiva para continuar a manter a roda da economia girando e seguir em frente até que a turbulência passe de vez.
*Samuel Almeida é administrador e atualmente é diretor técnico do Sebrae em Rondônia
